A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está dando início aos procedimentos legais para atender uma antiga reivindicação dos professores. Trata-se do chamado “processo de migração”, ou seja, a possibilidade de o professor das séries iniciais do Ensino Fundamental passar a atuar nos anos finais. Essa reestruturação é uma das mudanças mais aguardadas pelos professores e faz parte dos esforços da Administração Municipal em melhorar continuamente o Plano de Carreira do Magistério.

Na rede municipal, o professor designado para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental que tivesse concluído o curso superior não podia atuar nas turmas finais, em função de limitações do próprio plano de carreira. Uma comissão foi constituída para o acompanhamento do processo de transferência dos professores que solicitarem a migração. Essa comissão, formada por representantes da Secretaria de Educação e do sindicato da categoria, vai definir os critérios para a transferência.

Garantir a satisfação do professor, adequando sua formação e seu perfil profissional à prática de ensino na rede municipal, é uma das principais vantagens dessa mudança. A comissão terá trinta dias para apresentar um relatório com os critérios e indicar as providências para formalizar o processo de migração.

“Nos últimos anos, a Prefeitura Municipal tem realizado diversos esforços nas áreas trabalhista, salarial e administrativa, para melhorar, cada vez mais, as condições de trabalho do professor municipal. Sabemos que quanto melhores forem essas condições, mais satisfeito o professor vai atuar, gerando enormes benefícios para os alunos e para a comunidade em geral”, afirmou o secretário municipal de Educação, Ricardo Marques.