Desenvolvimento Econômico
Postado em 27 de dezembro de 2022 as 17:55:18 e atualizado em 5 de janeiro de 2023 as 12:24:35
Uma das prioridades do Governo Para Todos é a manutenção ea ampliação dos postos de trabalho e a melhoria das oportunidades de geração de renda para a população de Vitória da Conquista. Neste sentido, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), realizou e executou uma série de ações e projetos em 2022, em especial na oferta de formação profissional, com parceiros como o sistema S (Senai, Senac, Senat, Senat) e outros, incluindo o Governo Federal.

Secretário Marcos Ferreira, com a prefeita Sheila Lemos, em momento de assinatura de mais uma parceria para cursos de formação
Como parte das iniciativas voltadas para os microempreendedores, foram criadas a Sala do Empreendedor e a Sala da Mulher Empreendedora. A Sala do Empreendedor fica no Centro Cultural Glauber Rocha e atendeu, em 2022, cerca de cinco mil empresas, e oferece atendimento direcionado aos microempreendedores individuais. Além de orientações diversas, os usuários podem ter acesso à emissão de inscrição estadual, do Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), da declaração de rendimentos, agendamento de assessoria on-line, entre outros.
E em outubro, foi aberta a Sala Avançada Tudo Fácil Empresarial, na sede da SMDE, onde os microempreendedores dispõem de serviços, como liberação de licenças, alvarás e documentos em geral, de forma ágil e prática. Antes, esses serviços já eram oferecidos na plataforma on-line Tudo Fácil.

Inauguração da sala Tudo Fácil Empresarial. em outubro/22

Inauguração da Sala da Mulher Empreendedora, em agosto/21
A Sala da Mulher Empreendedora surgiu das percepção da importância do protagonismo feminino. Além do espaço físico destinado ao atendimento, também no mesmo prédio da secretaria, este ano a SMDE levou os cursos, palestras e oficinas, além de assessoria técnica e orientação profissional oferecidos para mulheres interessadas em empreender também para os bairros, onde aproximadamente 1.700 mulheres foram beneficiadas.
Plano Municipal do Turismo Sustentável
Para expandir e mostrar as vocações e potencialidades turísticas de Vitória da Conquista, foi criado o Plano Municipal do Turismo Sustentável. Batizado de Rosa dos Ventos, o documento contou com sensibilização, mobilização e escuta dos diversos agentes, a exemplo de proprietários de hotéis, restaurantes e bares, agências de turismo, segmentos do comércio e da população em geral.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destacou que o plano é um inventário turístico no município e vai delinear o calendário de eventos da cidade, que além da vocação inata para o turismo de negócios, tem grande potencial para o turismo esportivo, religioso e gastronômico. Além disso, o plano prevê outras ações de curto, médio e longo prazo, a exemplo da criação do Conselho Municipal de Turismo.

Entrega do Plano Municipal de Turismo Sustentável à prefeita Sheila Lemos
Polo Têxtil
Ao mesmo tempo, entre outras ações, a SMDE trabalhou na configuração do projeto do Polo Têxtil, um das propostas mais alvissareiras para um novo tempo no desenvolvimento econômico de Vitória da Conquista e região, com a perspectiva de gera poderá gerar cerca de nove mil empregos diretos em Vitória da Conquista e municípios da região, após os primeiros 18 meses de implantação,
Nessa primeira etapa, está sendo elaborado um diagnóstico sobre o perfil e as potencialidades econômicas oferecidas pela região no que diz respeito ao setor têxtil. Para isso, agentes da consultoria contratada para elaboração do projeto estão percorrendo empreendimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte com o objetivo de identificar futuros parceiros do projeto.

Polo Têxtil tem a consultoria do especialista Kanji Kato