Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 20 de junho de 2013 as 14:12:40 e atualizado em 22 de junho de 2013 as 23:00:48
Pelo quinto ano consecutivo, Vitória da Conquista celebra os festejos juninos com o autêntico forró e resgatando tradições populares.
Teve início oficialmente na noite dessa quarta-feira, 19, o Forró Pé de Serra do Periperi 2013. O evento, realizado desde 2009, pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, celebra os festejos juninos com o autêntico forró pé de serra, valorizando as tradições culturais da época. Ao todo, serão seis dias de muito arrasta-pé, garantido por artistas locais e de renome nacional, como Alceu Valença, Targino Gondim e Marina Elali.
O prefeito Guilherme Menezes destacou o caráter tradicional e familiar do evento . “O Forró Pé de Serra do Periperi é um São João nascido da essência das antigas festas de São João do Nordeste. Então é o que há de mais tradicional, o espírito do povo nordestino e dos nossos artistas. A Vila Junina também se destaca como um espaço para a família vir distrair e até os pais e os avós terem oportunidade de lembrar aos familiares mais jovens como era a festa de São João”.
Espaço garantido – Uma das prioridades do Governo Municipal ao desenvolver o Forró Pé de Serra do Periperi foi valorizar os artistas locais. Por isso, nada melhor do que começar o evento ao som de um forrozeiro conquistense que possui mais de seis décadas de história com esse ritmo tipicamente nordestino.
O sanfoneiro Joel Pinheiro, do alto dos seus 75 anos, mostrou vitalidade e intimidade com o instrumento que faz parte da sua vida desde os 13 anos. Ele é um dos discípulos de Luiz Gonzaga, com quem já se apresentou. Seu Joel falou da sensação de abrir o Forró Pé de Serra do Periperi: “Agradeço à Prefeitura em nos dar essa oportunidade. Essa é uma festa muito bonita”.
Outra atração local que marcou presença no primeiro dia do evento foi a banda Fulor do Cangaço. Formada basicamente por mulheres, o grupo, que já se apresentou diversas vezes no Forró Pé de Serra do Periperi, levou para o palco da Praça Barão do Rio Branco um show com um repertório repleto de canções autênticas do forró pé de serra e embalou o público.
A vocalista do grupo, Narjara Paiva, comentou a iniciativa da Prefeitura em abrir espaço para os artistas locais: “A iniciativa é maravilhosa porque nós somos daqui da cidade e já nos apresentamos diversas vezes no evento. É um ponto positivo o Governo Municipal valorizar os artistas locais isso nos traz reconhecimento e maior visibilidade do nosso trabalho”. Nesta quinta-feira,20, a festança continua nos três palcos do Forró Pé de Serra do Periperi.
Confira a programação completa:
- Praça Barão do Rio Branco – a partir das 19h30
Dia 19/06
Joel Pinheiro
Alceu Valença
Fulor do Cangaço
Dia 20/06
Onildo Barbosa
Targino Gondim
Tirana Seca
Dia 21/06
Andrade de Sertânia
Juá da Bahia
Trio Forrozão
Chega Mais
Dia 22/06
Geci Brito
O Forrozão da Arapuca
Adelson Viana
Paulo Barros
Nois e Elas
Dia 23/06
Marlua
Banda Kalundu
Marina Elali
Xamego Proibido
Chico Mia
Dia 24/06
Luisa Saldanha
Rege de Anagé
Amantes do Forró
Fia Paví
- Praça Tancredo Neves / Casa Memorial Régis Pacheco (Vila Junina) – às 19h30
15/06 – Sábado
João Fontes
16/06 – domingo
Banda Morena Fogosa
Canta Brasil
17/06 – segunda
Carlão dos 8 baixo
18/06 – terça
Joãozinho da Gabiraba
19/06 – quarta
Trio Forró da alegria
20/06 – quinta
Quinteto da Limeira
Marcus Vinicius e Banda
21/06 – sexta
Vanilson do Acordeon e os pioneiros do Forró
Lourisvaldo e Banda
22/06 – sábado
Forró Canta Brasil
Onildo Barbosa
23/06 – domingo
Mel de cana
Ronaldo Goes e Banda
Forrozão Baião de Dois
24/06 – segunda
Candeeiro Encantado
Forró Namemória
Zequinha do Acordeon
- Praça 9 de Novembro
17/06 – segunda
Lino do Acordeon
Caetano Bonfim e Banda Pérpetua
18/06 – terça
Almir Amaral
Manno di Sousa
19/06 – quarta
Forrozão do Ali
Alex Baducha e Banda
20/06 – quinta
Esqueminha e banda
Israel Lacerda
21/06 – sexta
George Musical
Forrozão Baião de Dois
22/06 – sábado
Maildo Nogueira Show
23/06 – domingo
Ney de Itapuã