Cerca de 300 gestores e secretários escolares da rede municipal de ensino estão participando do 1º Congresso Gestão de Pessoas da Educação, que teve início na noite dessa quarta-feira (19), no auditório do Cemae, com a presença da prefeita Sheila Lemos, que destacou a importância da capacitação dos profissionais . O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Até sexta-feira (21), os profissionais terão acesso a palestras e atividades pautadas pelo tema “Perspectivas e possibilidades na comunicação em tempos de transição”.

Na mesa de abertura, a prefeita Sheila Lemos reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação. “Nossa principal missão é prestar serviços de qualidade para os cidadãos de Vitória da Conquista. Aqui, somos pessoas trabalhando para pessoas, servindo pessoas. Para que a gente sirva a esses munícipes com qualidade, a gente precisa se capacitar cada vez mais, especialmente em uma área tão importante como a educação. Essa é nossa proposta, permitir que vocês estejam sempre aprendendo ainda mais, para continuar mantendo e elevando a excelência da educação municipal”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, disse que a escolha do tema do evento é fruto do olhar especial da Smed para as dificuldades que a comunidade escolar tem enfrentado no período pós-pandemia. “Temas importantes e atuais, que dizem respeito às melhores práticas da gestão escolar. Isso é fundamental, porque a gestão escolar tem que ser pautada numa qualidade que venha a proporcionar uma integração total dos nossos alunos na escola e a possibilidade do desenvolvimento cognitivo através de uma gestão bem adequada e bem direcionada para isso”, disse.

Miquéias Lima Meira é gestor da Escola Municipal Marlene Flores e destacou a importância da capacitação para as categorias, que lidam com a gestão escolar e fazem contato direto com os familiares dos alunos. “A gente só tem que agradecer à Secretaria Municipal de Educação por essa oportunidade, por estar sempre investindo em formação, tanto em relação aos professores, como a gente vem acompanhando nos últimos anos, que foi um governo que realmente investiu na formação e que pensa nos professores, mas também pensa nessa categoria de gestores e secretários, que estão na ponta da liderança”, avaliou.

A abertura do congresso também foi marcada pela palestra “Motivação, o maior combustível para o educador”, ministrada pelo professor Victoriano Garrido, que também é terapeuta, com formação em comportamento humano pela Universidade Estadual de Nova York (EUA) e especializado em Neuropsicologia.

Para ele, educador não é apenas o professor, mas todos os agentes da comunidade escolar, que também colaboram com o ensino. Durante a palestra, ele falou sobre a motivação na área educacional: “Se colocar no lugar do aluno e entender que a motivação é uma coisa de dentro pra fora, diferente até de um estímulo, que é de fora pra dentro. Então, minha missão é mostrar pra eles que quando a gente se conecta a uma causa, a um significado, com o serviço, com a missão, o nosso compromisso fica muito mais forte.”

Também participaram da mesa de abertura do evento, a subsecretária de Educação, Selma Oliveira, e o coordenador do Núcleo de Pessoas, Alisson Roberto Sá.