A implantação da drenagem que a Prefeitura realiza do bairro Alto do Panorama vai passar por 22 ruas e ajudar a resolver um dos principais problemas de Vitória da Conquista e impedir que a água que desce da parte alta chegue ao centro da cidade.

A obra segue nos intervalos das chuvas e após ter concluído na semana passado o serviço na Rua P, a Emurc, sob supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está fazendo a escavação e o assentamento dos tubos na Rua A.

Na tarde desta terça-feira (13), as máquinas executaram o serviço em frente à casa de Sueli Ribeiro, moradora do Alto do Panorama há 35 anos e ela comentou que é a realização de um sonho. “Essa obra significa muito pra gente, é um benefício maravilhoso para todos nós, moradores. É um sonho realizado”, disse. De acordo com Sueli, as chuvas costumavam abrir uma cratera no meio da rua e a enxurrada invadia o passeio da sua casa. “É o sonho das nossas vidas sendo realizado neste momento. Parabéns à prefeita Sheila”, concluiu.

A rua A é a sexta das 22 vias que receberão um total de três mil metros de tubos, que vão drenar as águas pluviais para uma bacia de contenção na parte mais baixa do Panorama. Ligado ao principal canal de drenagem do Santa Cecília, esse reservatório passará a receber as águas que inundam as ruas do Panorama em épocas de chuvas, resolvendo um problema que afeta não apenas o bairro. A instalação dos tubos consiste na primeira etapa da obra.

Sueli Ribeiro

A segunda etapa já começou, com a instalação dos poços de visita, popularmente conhecidos como “bueiros” e das bocas de lobo. Os bueiros dão acesso às redes subterrâneas pelas quais passam os canais de drenagem e as bocas de lobo são responsáveis por captar as águas da chuva e direcioná-las à tubulação. A construção da bacia de contenção das águas pluviais será a terceira e última etapa da obra.

Para a realização de todas as etapas, o montante investido é de cerca de R$ 8,5 milhões, provenientes do Finisa com contrapartida municipal.