Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) levou um mutirão de combate a endemias e de limpeza para a comunidade de Inhobim neste sábado (2). O objetivo das ações foi eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, combater e controlar as arboviroses – dengue, chikungunya, zika – e garantir a limpeza e organização do distrito.


“A intenção é eliminar o máximo de focos possíveis do mosquito desde plásticos, garrafas, latinhas, todo e qualquer tipo de material de resíduo sólido que pode provocar acúmulo de água e se tornar um potencial criadouro e um risco para a saúde da população. A gente vai fazer esse trabalho eliminando esses resíduos, além do tratamento focal, que é realizado pelo agente de endemias”, detalhou a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.

Na ação deste sábado, 57 agentes de endemias foram a campo visitar 1.548 residências. Eles orientaram os moradores sobre medidas de saúde e visitaram quintais para verificar possíveis focos do mosquito e fazer o tratamento com o larvicida. Os agentes também fizeram a captura de larvas nos depósitos de água que podiam se tornar transmissores das arboviroses. As amostras coletadas serão encaminhadas para o serviço de entomologia do município, responsável pela análise laboratorial da amostra.

Maria Lúcia Gonçalves dos Santos foi uma das moradoras que recebeu a visita da equipe de endemias nesta manhã. Ela avaliou o serviço: “Pra mim eles são muito bons, cuidam, falam tudo direitinho, não reclamam. Minha porta sempre é aberta para eles visitarem, graças a Deus. É bom demais, eles botaram um remédio ali numa caixa pra mim, que ficou uns 15 dias. Eles são muito bons, e que Deus abençoe eles.”

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, também acompanhou a ação.

Mutirão de limpeza

Como a limpeza pública também colabora imensamente com a saúde da população, equipes da Sesep estão atuando em um mutirão de limpeza em Inhobim desde quinta-feira. Hoje, 30 servidores encerraram o trabalho, que resultou em cerca de 20 toneladas de entulho recolhidas.

Além da Operação Cata-Bagulho, o coordenador de Limpeza Pública, Paulo Oliveira, explicou as outras frentes do mutirão. “Nós estamos realizando aqui hoje, em Inhobim, roçagem, capina, pintura dos meio-fio, retirada de entulho e retirada dos lixos nos terrenos baldios. É uma parceria que vem dando certo, tanto a Secretaria de Serviços Públicos quanto a Secretaria de Saúde trabalhando em conjunto, a gente vai diminuindo essa questão do foco do mosquito”, disse.

Da janela da sua casa, Roseni Rodrigues de Oliveira assistiu aos agentes da Sesep coletarem entulhos e pintarem o meio-fio da calçada de sua rua. “Limpar as ruas todas aqui eu acho muito importante. Agradeço muito às equipes de Conquista limparem as ruas de Inhobim. Fica bonito, fica muito bonito”, avaliou.

Colaboração

O papel dos cidadãos na conservação da limpeza das vias e das residências também é indispensável para zelar pela saúde e pela organização do local. Por isso, a SMS e lembra a importância de seguir as orientações dos agentes de endemias, ter atenção com os reservatórios de água e não permitir a criação de focos de mosquitos da dengue nos imóveis. Também nesse sentido, a Sesep destaca a necessidade de a população fazer o descarte regular do lixo, em locais, dias e horários que contam com o serviço de coleta.