Discussões foram aprovadas pelos participantes

O segundo e último dia do I Seminário do Dia Mundial de Doação de Leite Humano “Doe Leite, Doe Vida” foi marcado por discussões acerca de temas que despontam no universo materno. Com olhares atentos, e muitas acompanhadas de seus bebês, diversas mães receberam, nesta segunda-feira (11), orientações, esclareceram dúvidas e trocaram experiências com os palestrantes.

Entre eles, a pediatra Aline Andrade, que coordenou entre 2009 e 2013 a Pediatria do Esaú Matos e, atualmente, atua no Banco de Leite Humano do Hospital. Ela falou sobre o papel do pediatra no Banco de Leite e desvendou alguns mitos que existem a respeito da amamentação. “Amamentar tem de ser bom para os dois e para o desenvolvimento adequado do bebê. E no Banco de Leite do Esaú as mães encontram todo apoio e assistência necessários”, enfatizou.

Amanda Cardoso participou e aprovou o evento. “A amamentação é um processo que requer renúncias e muita dedicação, e promover espaços como esses reforçam as nossas escolhas em persistir quando toda a sociedade nos dá alternativas para cessar esse processo. Todas as palestras foram pertinentes para passarmos por este momento de forma mais leve, entendendo a importância dele e os nossos direitos. Foi brilhante essa iniciativa”, afirmou.

Acompanhadas de seus pequenos, mães assistiram as palestras

Para a coordenadora do Banco de Leite Humano, Audrey Marins, o seminário cumpriu o seu papel. “Preparamos tudo com muito carinho e ficamos muito satisfeitas com o resultado. Foi maravilhoso o evento. Os participantes, os palestrantes que vieram com muita boa vontade e força para alavancar essa questão da doação de leite, aleitamento materno. Eles trouxeram orientações muito importantes para a mulher”, destacou.

Palestraram ainda a pediatra Sara Miná, sobre “Amamentação e volta ao trabalho”; a advogada Cláudia Baleeiro, sobre “Os direitos da mãe durante a gestação e a licença maternidade”; a enfermeira Christiane Schetinni, sobre “O que são as doulas e a importância do trabalho no pré e pós-parto”; a nutricionista Isabella Pinheiro, a respeito da “Introdução Alimentar”; e a psicóloga Luciana Luz e a técnica em Assuntos Culturais, Daisy Andrade, sobre as “Práticas Integrativas com as mães na Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista”.

O I Seminário do Dia Mundial de Doação de Leite Humano “Doe Leite, Doe Vida” foi realizado pelo Banco de Leite do Esaú Matos, com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Evento foi marcado por reconhecimento à equipe organizadora e entrega de brindes de empresas parceiras