Nessa quinta-feira, 13, o prefeito reeleito, Guilherme Menezes, o vice-prefeito eleito, Joás Meira, e os vereadores eleitos foram diplomados pela Justiça Eleitoral de Vitória da Conquista. Autoridades políticas, militares e civis participaram da cerimônia que aconteceu no salão do júri do Fórum João Mangabeira.

O prefeito reeleito, Guilherme Menezes, destacou a importância da escolha democrática dos representantes da população: “Cumprimos juntamente com o Poder Judiciário mais uma etapa importante na democracia e na vida eleitoral de Vitória da Conquista, que representa aquilo que prescreve a nossa lei eleitoral: ‘Todo poder emana do povo’”. Segundo ele, o papel dos representantes eleitos democraticamente é o de exercer o mandato em nome de todos.

Para a mais antiga juíza eleitoral em atuação no município, Simone Soares de Oliveira Chaves, a diplomação dos representantes eleitos representa a plena valorização da cidadania. “É desse modo que se estabelece uma conexão entre a vontade popular e os direitos políticos, pois o voto representa a vontade do povo”.

Na ocasião, também foram diplomados os primeiros nove suplentes para a Câmara de Vereadores. Além disso, o mais antigo colaborador da Justiça Eleitoral, o coordenador voluntário Almir Pereira de Oliveira foi homenageado pelos participantes da cerimônia de diplomação.

A diplomação é o ato pelo qual, em solenidade previamente marcada, os tribunais eleitorais entregam os títulos que certificam os candidatos como eleitos. Com a diplomação, os parlamentares que venceram nas urnas se habilitam para exercer o mandato que receberam através do voto popular.

Fotos: SecomPMVC/Emanuel Nem Moraes