Meio Ambiente
Postado em 22 de março de 2013 as 20:26:10 e atualizado em 24 de março de 2013 as 21:53:28
“A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano”. Esta afirmação que está na sapiência popular faz parte do documento da Organização das Nações Unidas (ONU), denominado de “Declaração Universal dos Direitos da Água”, divulgado em 22 de março de 1992, data em que também foi criado o Dia Mundial da Água. E este ano de 2013, a Unesco estabeleceu como o Ano Internacional de Cooperação pela Água.
Não só neste dia, e sim no decorrer do ano, as pessoas precisam tomar atitudes, diariamente, que colaborem para a preservação e a economia da água, como não lavar carro ou passeio com água potável, não deixar a torneira aberta ou pingando. Essas atitudes evitam que sejam desperdiçados mais de 500 litros por dia.
A seca dos últimos dois anos faz com que a população e o poder público coloquem em prática o que foi conjecturado nessas duas décadas. Uma das medidas é a distribuição equilibrada da água. Em Vitória da Conquista, o racionamento na cidade voltou a ser feito, pela Embasa, desde a última segunda-feira, 18.