Para manter a tradição de comemorar o dia do Idoso no dia 27 de setembro, a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Sesc fizeram uma programação especial para lembrar a data e mostrar para população a importância do idoso, com apresentações de artesanato, música e dança na praça Nove de Novembro.

O evento reuniu os grupos Sempre Viva do Sesc, Vivendo a Terceira Idade da Prefeitura e Cantoterapia da Uesb. “Antes nós comemorávamos no dia 27, mas agora a data oficial é o de 10 de outubro, então resolvemos fazer as comemorações do dia 27 ao dia 10 para podermos refletir e comemora a terceira idade”, ressaltou Dolores Tanajura, coordenadora do grupo Sempre Viva.

Segundo Housana Estrela, gerente do Centro de Convivência do Idoso da Prefeitura, o objetivo do evento na praça foi de mostrar para sociedade o quanto ativo são as pessoas nesta faixa etária. “Estamos promovendo o encontro dos grupos, mostrando sua produção nas oficinas de artesanato e provando para todos como esta fase da vida pode ser prazerosa se tivermos esta convivência em grupo”, comentou.

Para Jelza Meira Alves, 67, que é instrutora de cursos no Sesc, as atividades na praça são muito importante. “Aqui a gente prova que o idoso não é lixo, é gente, ativo e criativo”, afirmou Jelza.

A programação foi dividida em duas etapas. Na parte da manhã, teve exposição de artesanato, oficinas de vagonite e crochê, massoterapia e penteado.

Durante a tarde foi a fez do show de talentos com apresentações de música, dança e recital de poesia. Para o mestre de cerimônias do evento, Dalmácio Silva, 79, o evento foi uma maravilha. “Estarmos reunidos aqui para proporcionar à juventude aquelas músicas dos nosso tempo é maravilhoso”, ressaltou.

A pernambucana Irleide de Souza Gomes Lima, 62, escolheu Vitória da Conquista, há três, como sua cidade para viver a terceira idade – que segundo ela, é a melhor idade. “Agora que estou vivendo a vida, estou aposentada e tenho tempo de viver tudo que eu quero. Vim para Conquista porque aqui tem um clima bom”, destacou. Ela aproveitou para convidar todos os idosos para participarem dos grupos: “procure o Sesc, a Prefeitura, pra se juntar com a gente, pra gente viver bastante. Todo dia a gente tem uma atividade, é melhor do que estar em casa parada”.