A meta da Prefeitura é vacinar 80% dos cães e gatos do município

Sábado, 13 de setembro, foi um dia que centenas de conquistenses dedicaram à saúde dos seus animais de estimação. O dia “D” de Vacinação contra Raiva movimentou diversos locais da zona urbana de Vitória da Conquista. No total, 26.495 animais foram vacinados, sendo 22.336 cães e 4.159 gatos.

Mais de 60 pontos de vacinação foram disponibilizados

Para facilitar o acesso de todos aqueles que buscaram imunizar seus animais, a Prefeitura disponibilizou 60 pontos de vacinação e 4 equipes volantes. Mais de 700 profissionais participaram da ação, que teve o apoio da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e de estudantes das faculdades de Tecnologia e Ciências (FTC) e Independente do Nordeste (Fainor), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), do Politécnico Boock e Projeta Cursos Profissionalizantes e do Tiro de Guerra.

A parceria entre diversos órgãos da cidade foi fundamental para o sucesso do dia “D”

Com a meta de vacinar 80% dos cães e gatos do município, o que corresponde a 57.806 animais, o dia “D” é o ponto alto da vacinação. “O Governo Municipal agradece as diversas entidades parceiras por terem contribuído para a realização desse evento. A realização do dia ‘D’ é de extrema importância, pois boa parte dos quase 58 mil animais está concentrada na sede do município”, enfatizou o veterinário da Secretaria de Saúde, Luis Cláudio Moura.

Amós Ramos

A população destacou a importância de atender ao chamado da Prefeitura. “A vacina é muito importante para proteger os nossos animais contra a raiva. Tenho muito cuidado e carinho pelos meus animais”, disse Amós Ramos, dono de três cães e que, todos os anos, faz questão de levá-los para receberem a imunização. Na foto, Amós e Stalone, de 14 anos, que foi vacinado na Unidade de Saúde do Morada dos Pássaros.

Eneida Sousa e seu gato Lua

Eneida Sousa também aproveitou o dia de vacinação para levar seu gato, Lua, e seu cão para receberem a vacina na Praça da Urbis I. “A vacinação é muito importante, assim como o carinho e a alimentação para eles ficarem bem”, comentou.

Érica Matos

Outra cidadã que levou seu gato, Blue, para ser vacinado foi Érica Matos. “Nós amamos os bichinhos, não queremos que nada de mal aconteça com eles, por isso temos de trazê-los, pois essa vacina traz segurança para eles e pra gente”, disse. A raiva mata 100% dos animais infectados e pode ser transmitida ao homem, por meio da mordida e da arranhadura.

Para aqueles que não aproveitaram o Dia “D” de campanha na zona urbana, a vacina vai estar disponível na Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos, localizada na Av. Frei Benjamim, Bairro Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.