Notícias
Postado em 10 de maio de 2025 as 16:09:06 e atualizado em 12 de maio de 2025 as 10:41:23
Neste sábado (10), foi realizado o Dia D de Vacinação contra a Gripe (influenza) com o objetivo de ampliar o alcance da ação de vacinação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) neste mês de maio, facilitando o acesso à população que não consegue se vacinar durante a semana.
Ao todo, 26 unidades de saúde participaram da ação, que busca alcançar as pessoas dentro dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram, a fim de ampliar as metas de cobertura vacinal no município.
Na recém-inaugurada Unidade de Saúde da Família Dr. Onildo Pereira de Oliveira Filho, no bairro Patagônia, a população compareceu para se vacinar, e a criançada aproveitou para conhecer o Zé Gotinha, mascote da imunização em todo o Brasil.
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, reforçou a importância da vacinação para a saúde e a qualidade de vida da população. “As nossas unidades estão abertas para receber e vacinar todo o público prioritário contra a influenza. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores de segurança, entre outros do grupo. Vacinas salvam vidas”.

Fernanda Maron e o Zé Gotinha
Dona Dejanira de Jesus, de 87 anos, não perdeu tempo quando soube da ação. “Eu não sabia que tinha um dia D pra vacina. Aí a minha agente de saúde foi me avisar agorinha, e eu aproveitei pra vir logo. Desde a primeira vacina, eu nunca perdi nenhuma. Tenho três cartões de vacinação completos guardados. A imunização é muito importante, ainda mais pra mim, que sou idosa. Eu não gripo, não tenho resfriado. Sou uma pessoa muito saudável pra minha idade”.
Já Eucineia Santos levou o pequeno Davi, de 4 anos, para ficar protegido. “É super importante, porque tem a vacina, mas como muitos pais não correm atrás, muitas crianças ficam doentes ou com deficiências. Ainda mais nessa época, com tantos casos de gripe, eu acho tão importante essas ações. Estou sempre ligada nas campanhas, sempre aqui olhando, porque de repente aparecem algumas vacinas novas, e eu quero estar sempre atenta. Por isso o cartão dele é impecável”.
- Dejanira
- Eucineia e Davi
A intensificação da campanha teve início no Boulevard Shopping, na última sexta-feira (9), hoje com o Dia D, e segue no Boulevard Shopping, dia 16 de maio (sexta-feira) e no Shopping Conquista Sul, nos dias 23 e 30 de maio (sextas-feiras), das 10h às 16h.

Equipe da USF Dr. Onildo Pereira de Oliveira Filho
Público-alvo para vacinação contra a influenza:
• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
• Gestantes e puérperas;
• Idosos com 60 anos ou mais de idade;
• Povos Indígenas e Quilombolas;
• Pessoas em Situação de Rua;
• Trabalhadores da Saúde, Portuários e dos Correios;
• Professores do Ensino Básico e Superior;
• Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;
• Pessoas com Deficiência Permanente;
• Caminhoneiros;
• Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores) para passageiros urbanos e de longo curso;
• População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
• Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
HPV
Disponível em todas as salas de vacina das unidades de saúde para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados. A vacina é aplicada em dose única e é uma forma eficaz de prevenir infecções pelo HPV (Papilomavírus Humano), incluindo as que podem levar a vários tipos de câncer.
Influenza
A vacina contra a gripe (influenza) é ofertada nas 46 unidades das Zonas Urbana e Rural do município. A Coordenação de Imunização ainda está visitando pontos estratégicos para intensificação da campanha destinada ao público-alvo.