Abordagem na porta do Caav

Até esta sexta-feira (6), o Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) estará intensificando o diagnóstico precoce de HIV/Aids com oferta de testes rápidos para as pessoas que passarem pela unidade. A ação faz parte da campanha Dezembro Vermelho: Prevenir é Viver.

Além do diagnóstico precoce, o objetivo da campanha é sensibilizar sobre o uso do preservativo em todas as relações sexuais, bem como manter os pacientes já diagnosticados em uso regular da terapia antirretroviral (TARV). A equipe do Caav já realizou diversas atividades com oferta de teste rápido na Praça Nove de Novembro, no próprio Caav, em empresas e, também, nas unidades de saúde do município.

Média de 60 testes por dia no Caav

“Até o momento a adesão está dentro do que programamos. Na Praça Nove de Novembro, por exemplo, realizamos mais de 50 testes rápidos. Aqui no Caav, desde segunda-feira, estamos com uma média diária de 60 testes por meio de abordagem de pessoas que estão passando pela unidade, com uma adesão excelente, o que nos permite atingir o objetivo principal da campanha que é o diagnóstico precoce da doença”, explicou Edilane Borges.

Teste rápido

No município de Vitória da Conquista, em 2023, foram diagnosticados 224 casos de HIV. De janeiro a outubro deste ano, já estão registrados 138 casos. Em relação aos óbitos por HIV/Aids, foram registrados 13 óbitos no Sistema de Informação Sobre Mortalidade em 2023, e até outubro de 2024, 14 óbitos.