Desenvolvimento Econômico
Postado em 6 de junho de 2024 as 13:30:45
A 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista tem espaço também para turismo e moda. E nesta manhã (6), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), abordou as potencialidades turísticas da cidade e informou sobre o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Turismo (Planturis) – instrumento integrado e norteador para o desenvolvimento do turismo com ênfase nos setores de negócios, gastronomia, esporte e religião. A cerimônia acontece no estande da Prefeitura, às 19h.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, disse ter aproveitado o convite da Coopmac para falar desses dois importantes temas: o Planturis e a Feira da Moda Conquista (Polo Têxtil). “São dois momentos importantes da nossa secretaria, apoiados pela prefeita Sheila. Falamos aqui sobre a Feira da Moda, o nome que a própria prefeita batizou, que vai gerar oito mil empregos direto, só para citar alguns benefícios institucionais e efetivos, que nós temos também. Nós estamos lançando, oficializando, o nosso Planturis, atualizando o calendário, potencialidades a partir do Aeroporto Glauber Rocha, turismo gastronômico, de esporte, religioso. E é a hora da gente também se assumir como turismo de evento e como a capital do biscoito, a capital do café”, afirmou o secretário.
Gerente de Turismo da SMDE, Luiz Ferraz explicou que o projeto para o desenvolvimento do turismo em Conquista já existe, só que a Prefeitura está dando mais visibilidade, através de eventos como a exposição. “O que a gente está fazendo é organizar, mapear, desenvolver e potencializar esse turismo. O turismo que as pessoas conhecem em Vitória da Conquista é o turismo do comércio, das pessoas que vêm para cá fazer comércio. Mas a gente quer dar também outros avanços no turismo da área de saúde, no turismo religioso, no ecoturismo que a gente pode ter aqui na zona rural, privilegiar a zona rural para que possa ter rendimento e aproveitamento do que já existe e que não é ainda explorado economicamente. Hoje conseguimos falar dessas potencialidades do turismo para Vitória da Conquista”, explanou Luiz, que também é turismólogo.
O agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Fabiano Santos, foi um dos participantes das palestras e achou muito interessante o que viu. “Temos um plano de ação que trabalha o turismo e víamos fazendo parceria, inclusive com a Prefeitura, para poder fortalecer essa cadeia do turismo. E através da capacitação das pessoas envolvidas e também a questão de financiamentos para as empresas a fim de que elas invistam nos seus empreendimentos”, comentou.
A elaboração do plano foi iniciada há 2 anos pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com o Sebrae, que contratou uma empresa especializada. “Foi feito um levantamento das possibilidades, da potencialidade do turismo de Vitória da Conquista e, através disso, a gente está começando a implantar essa série de ações para desenvolver o turismo em Vitória da Conquista”, salientou o gerente.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) montou na exposição, que vai até domingo (9), um espaço que vai destacar e apresentar diversos potenciais econômicos de Vitória da Conquista, a exemplo do turismo, do polo têxtil e da produção de biscoitos.
Polo Têxtil
Já a palestra sobre o Polo Têxtil foi ministrada pelo professor e economista José Afonso Baltasar, que ressaltou o desenvolvimento que a região terá com o empreendimento. “Nós temos que aproveitar cada momento para a gente mostrar este projeto. É uma oportunidade que a gente tem de estar aqui apresentando este grande projeto que muda e ajuda a mudar a realidade de Vitória da Conquista”, disse.
Haverá amostras do projeto da Feira da Moda Conquista (Polo Têxtil), um book especial do empreendimento, plantas arquitetônicas e vídeos.