Profissionais que atuam na coleta de lixo têm sido vítimas de acidentes com objetos pontiagudos e cortantes em Vitória da Conquista, apesar do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A maioria desses acidentes acontece no período noturno e são causados por cacos de vidro (garrafas, copos ou lâmpadas quebradas), lâminas, latas de alumínio, palitos de espetinho e até agulhas utilizadas em seringas.

Para reduzir esses acidentes, a Prefeitura Municipal orienta aos moradores para que embrulhe em jornais, revistas ou papelão os objetos cortantes, como cacos de vidro, antes de serem depositados nos sacos plásticos comuns. Também podem ser utilizadas embalagens “pet” para isolar esse tipo de objeto. O morador deve ainda sinalizar os sacos de lixo, informando, em local visível, que existem objetos cortantes ou pontiagudos.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, lembra que esses cuidados simples contribuem para a saúde dos profissionais que trabalham para o bem-estar de toda a população.