Defesa Civil Municipal contou com apoio do Exército

Neste momento de situação de emergência em que está passando o município de Vitória da Conquista, tem sido de fundamental importância o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Ela registra as ocorrências recebidas pelo número 199 e está na linha de frente em acessar os locais atingidos.

De acordo com o engenheiro da Defesa Civil, João Gabriel, as ações visam primeiro salvar vidas. Depois vem a questão dos bens materiais com a avaliação dos danos nos imóveis. Como foram várias áreas atingidas no município por alagamentos provocados por rompimentos de açudes e barragens ou pelas enchentes causadas pela chuva, a Defesa Civil primeiramente atuou em preservar as vidas, direcionando aos abrigos aqueles que não tinham para onde ir após não poderem continuar em suas casas, e os desalojados para as casas de parentes ou amigos.

Feita a etapa de preservação das vidas, os engenheiros e equipe técnica estão em campo para fazer a avaliação dos danos nos imóveis. “Assim que foi feita a intervenção permitindo o acesso às edificações afetadas, se iniciou o processo de retorno às localidades, tanto na zona urbana quanto rural”, explicou Gabriel.

Assim, localidades como o Loteamento Chácaras Guarani, no bairro Lagoa das Flores, ou o povoado Barreiro, no distrito de Cercadinho, ainda receberão a equipe de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para cadastro dos estragos e perdas das famílias, para organizar a ação de ajuda social e recuperação do que foi atingido.