A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu, nessa sexta-feira,24, o terceiro ciclo de coleta de dados para infestação predial de dengue no município, constatando a diminuição do índice para 2,96%, com relação ao último ciclo que foi de 4,1%.

A diminuição do índice está associada à intensificação das atividades do Programa, em consonância com as ações promovidas pela Mobilização Social Contra Dengue da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia/SESAB, por meio da Fundação Luís Eduardo Magalhães, além da crescente participação da comunidade, principalmente nas regiões com índices mais elevados, onde foram realizados mutirões para tratamento focal e atividades educativas.

Um exemplo da bem sucedida parceria com a comunidade é o bairro Renato Magalhães, que no último ciclo chegou a 19% de infestação e após a intensificação das atividades e participação da comunidade, conseguiu controlar a infestação da localidade, chegando a 0% de infestação no atual ciclo.

“A articulação entre comunidade e agentes de saúde nos mostrou que o combate à dengue é uma luta de todos. Não basta apenas o trabalho dos agentes, a comunidade tem que participar, afinal 80% dos criadouros do mosquito encontram-se nas residências. Se cada um fizer a sua parte nós não teremos dengue em nosso município” avaliou Polyana Gusmão, coordenadora do Programa de Controle de Endemias.

Com índice menor, mas acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, a população deve continuar atenta aos criadouros do mosquito e manter a vigilância, sobretudo em tempos de racionamento de água, onde todos fazem estoque de água em suas residências. Não deixar aberto os vasilhames utilizados com esta intenção é única forma de se prevenir contra a dengue.

Números da dengue: até o dia 27 de maio, foram notificados 775 casos suspeitos de dengue em Vitória da Conquista, destes 247 foram positivos, 115 negativos e 413 aguardam o resultado.