Notícia Destaque
Postado em 16 de julho de 2014 as 14:13:26
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu, na última semana, o terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2014. Por meio do resultado, ficou constatada a diminuição de 1,9% do índice, em relação ao último ciclo que foi de 4,1%. Agora, o índice de infestação predial é de 2,2%.
Além da redução no índice de infestação, houve uma queda acentuada no número de notificações de casos suspeitos em relação ao primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho, foram notificados 132 casos. No mesmo período de 2013, foram 855 notificações.
“Tanto a redução do índice de infestação quanto do número de casos notificados demonstram que as ações desenvolvidas pelo Governo Municipal estão surtindo efeito, bem como que a população está ficando cada vez mais consciente do seu papel no combate à dengue. Inclusive, gostaria de parabenizá-la”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.
Segundo a coordenadora municipal de Endemias, Polyana Gonçalves, entre as ações implementadas pela Administração Municipal destacam-se: “os faxinaços, mutirões para tratamento focal e atividades educativas tanto na zona urbana quanto na zona rural do município”.
Outra novidade é o uso de outro larvicida no tratamento dos reservatórios de água das residências de Vitória da Conquista: o Novaluron, aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e distribuído pelo Ministério da Saúde. Entre as vantagens apresentadas está o tratamento dos reservatórios com água utilizando apenas algumas gotas do produto. Além disso, o larvicida não possui cheiro, não é tóxico e permite que a água tratada possa ser utilizada para o consumo humano.