Na manhã desta quinta-feira (27), técnicos da Defesa Civil se reuniram com representantes de assentamentos localizados no distrito de Cercadinho para tratar da criação do Núcleo Voluntário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). O núcleo atuará nos assentamentos Mutum I e II, Monte das Oliveiras I e II, Olho D’Água, Caldeirão e Cipó, com o objetivo de dar suporte e apoio às ações da Defesa Civil.

A técnica da Defesa Civil, Rosa Freitas, explicou que o próximo passo será a capacitação de moradores das comunidades para identificar situações de risco e formas de prevenção dessas situações. “Essa é uma forma de aproximar mais ainda o Governo e as ações municipais dos mais de 320 povoados rurais”, explicou. Rosa também lembrou que as sedes dos NUPDECs funcionarão nas escolas municipais que foram desativadas.

Moradora do Assentamento Mutum I há 23 anos, a lavradora Alaíde Santana acredita que será muito importante, “pois como moramos muito longe, fica mais difícil a comunicação. Então esse núcleo vai tornar a comunicação mais rápida, já que as pessoas treinadas estarão lá e a Prefeitura vai conseguir tomar as providências mais rápido”, avaliou.