Defesa Civil
Postado em 30 de maio de 2025 as 13:13:19
Dando continuidade ao Seminário Educativo Regulamentação e Comercialização de Fogos de Artifício, realizado no último dia 13, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Compdec) realizou nesta sexta-feira (30), uma capacitação para a terceira turma de vendedores de fogos em relação aos procedimentos e protocolos de segurança, comércio eventual e o uso do solo público, além das normas e regulamentos. Ao todo, 96 pessoas receberam certificado, pré-requisito da Defesa Civil para a solicitação de alvará no setor de Posturas, ligado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, a intenção da Defesa Civil não é o de realizar proibições, mas o de orientar com que estejam dentro das normas estabelecidas. “Este ano, focamos em uma campanha educativa para que os vendedores tenham conhecimento técnico e prático do que estão fazendo, aprendam a lidar com os fogos de artifícios e possam, também, orientar os clientes”, explicou Rosa.
Em Vitória da Conquista, somente esses pontos estão proibidos para a comercialização de fogos de artifícios: Centro, Estação Herzem Gusmão e feiras livres. As vendas que aconteciam no Centro da cidade foram transferidas para o Ceasa. Ainda que em locais liberados e com alvará, se a venda acontecer por meio de crianças ou tiver a presença de crianças nos balcões, os produtos serão imediatamente apreendidos.
Para o vendedor de fogos de artifício há mais de 15 anos, Marcos Lopes Santos, a capacitação é uma oportunidade de atualizar sobre as normas, bem como adequar as vendas para que a atividade seja realizada de forma segura. “Esse curso que a Prefeitura está promovendo para todos os comerciantes que trabalham com fogos é muito importante porque nos orienta, e orientados, a gente pode passar esse cuidado para as pessoas que estão comprando em nossas mãos”, disse Marcos. Ainda segundo o vendedor, essa é a quinta capacitação em que ele participa.