Para tratar das ações executadas pela Prefeitura de Vitória da zona rural do município no que diz respeito ao enfrentamento aos danos causados pelas chuvas e ao convívio do homem do campo com a seca, a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Compdec) realizou um encontro com membros do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) do povoado de Lagoa Formosa, distrito de Iguá.

Durante o encontro, realizado na última semana, os presentes avaliaram o trabalho da Nupdec, que é um canal direto de comunicação com a Defesa Civil, já que está mais próxima da comunidade. Na ocasião, os representantes da Defesa Civil também destacaram ações do Governo Municipal junto à localidade, inclusive com serviços das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Econômico.

O engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, mencionou a criação de uma horta comunitária no espaço onde atualmente funciona a Nupdec do povoado, o que beneficiará dezenas de famílias que vivem no local. Entre elas, a família de dona Nair dos Anjos.

Para a moradora de Lagoa Formosa, a iniciativa será muito positiva. “A gente vai seguir em frente limpando o local, varrendo o terreiro e com fé em Deus vendo que as coisas vão melhorar para nós”, disse.

Sobre os Nupdecs

Criados por meio do decreto nº 22.789/2023, os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) são formados por voluntários das localidades rurais, que atuam em parceria com a Defesa Civil, principalmente nos casos de emergência. Por meio dos núcleos, a equipe da Defesa Civil consegue atender as urgências de forma mais ágil, pois eles se encarregam de informar as ocorrências de cada comunidade, seja referente à seca, às chuvas ou outras situações que requeiram a presença da Prefeitura.