Devido às chuvas intensas que caíram na noite da última quinta-feira (9) e durante essa sexta-feira (10), a Coordenação Municipal de Defesa Civil está realizando um mapeamento sobre as áreas de riscos em Vitória da Conquista. Um dos pontos críticos é a baixada do Loteamento Recanto das Águas, que nessa sexta-feira (10) foi visitada pela equipe do órgão.

Na baixada do Recanto das Águas, casas foram invadidas por água e lama e houve desabamento de muro e parte de uma casa na Rua H. Segundo o proprietário do imóvel atingido, Hernani Santos, a parede caiu às 20h de quinta. “A Defesa Civil fiscalizou e pediu para não ficarmos dentro da casa, aí vamos para a casa da minha sogra”, disse Hernani, que mora há 15 anos no local com esposa e filhos.

“Todos os integrantes do Comitê de Crise estão mobilizados para dar uma resposta à altura do que os conquistenses precisam e a Defesa Civil está de pronto, independente de horário e situação”, declarou o coordenador Interino da Defesa Civil, Davi Ribeiro.

As máquinas que já estavam no loteamento, realizando o serviço de pavimentação, foram deslocadas para ruas afetadas e o trabalho emergencial de reparo começou. “Diante das chuvas fortes que tivemos ontem e hoje, a Prefeitura já entrou forte nestas ruas para minimizar os prejuízos para os moradores da região, esses que no futuro próximo não terão mais esse problema, em razão da pavimentação de grande parte do Recanto das Águas”, pontuou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura.

Como entrar em contato com a Defesa Civil – O número 199, que a Defesa Civil utiliza para atender à população, está temporariamente fora do ar. Enquanto isso, é possível contatar o serviço pelos números: 98834-8844, 98879-3361 ou 98852-2266.

Qualquer pessoa que tiver algum dano ou ameaça de dano por conta das chuvas deve entrar em contato com a Defesa Civil. O órgão está disponível para ocorrências 24 horas por dia.