Foi publicado hoje (24), no Diário Oficial do Município, o Decreto 20.317 que prorroga por mais sete dias a suspensão do atendimento presencial dos estabelecimentos considerados não essenciais. A decisão da Prefeitura de Vitória da Conquista está baseada nos dados epidemiológicos do município levantados pela equipe de estatísticos contratada e que tem realizado projeções estimadas para o pico da Covid-19 em Vitória da Conquista.

A partir das informações que estão sendo estudadas diariamente pelo Governo Municipal, protocolos de reabertura gradual das atividades econômicas estão sendo analisados dentro de critérios de segurança para a população e de acordo com a capacidade de atendimento do sistema de saúde do município. Na próxima quarta-feira (27), serão apresentados os protocolos de abertura de cada setor para os membros do Comitê de Representação Civil em uma reunião por videoconferência.

Nesta semana, estão autorizados a funcionar os estabelecimentos considerados de natureza essencial, desde que sejam adotadas as medidas de segurança como uso obrigatório de máscaras por funcionários e clientes, disponibilização de álcool gel a 70% e rigorosa higienização das instalações.

O uso de máscaras no transporte público, táxis e carros por aplicativo também permanece obrigatório.

A Prefeitura de Vitória da Conquista continua agindo de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das organizações brasileiras, alem de técnicos da área de saúde, que estão vigilantes ao cenário epidemiológico regional. Além disso, o Comitê de Gestão de crise tem mantido diálogo com as principais entidades representativas da sociedade civil.
É importante lembrar que o combate ao coronavírus é um trabalho de todos e o compromisso individual é uma arma poderosa nessa luta. Por isso, se puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara!

Clique aqui e acesse o Decreto Municipal com todas as medidas válidas para esta semana