Depois de nove meses de espera e muita preparação, enfim, chega o tão sonhado dia de ter o bebê nos braços. Após o nascimento, os novos papais vão para casa com seu filho. Mas, muitos se perguntam: “E agora?”. Com os primeiros dias do neném em casa, pode surgir uma série de dúvidas e medos, afinal, é nesse momento que se inicia uma nova realidade na vida da família. Pensando em tornar esse período do pós-parto mais leve e tranquilo, principalmente para os pais de primeira viagem, a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) inaugurou o segundo módulo do curso de Educação Perinatal “Vem Neném”, que foi intitulado de “O neném chegou e agora?”. O encontro aconteceu no último sábado (16), no auditório do Hospital Municipal Esaú Matos.

Desde 2019, a Fundação promove o curso “Vem Neném”, voltado para preparar casais grávidos para a chegada do bebê. Porém, de acordo com Cristiane Moura, vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que organiza o curso, a Fundação percebeu a necessidade ir além. “Geralmente, nós prestamos os primeiros cuidados, tudo dentro do Hospital, mas pensamos por que não ir com eles também para casa, levando um pouco dessa experiência que nós temos? Foi assim que surgiu a ideia desse segundo módulo”, afirma a vice-coordenadora.

Dessa forma, a atividade contou com a participação de especialistas, que abordaram uma série de temas, como exterogestação, rotina do sono do bebê, introdução alimentar e vivências do puerpério, entre outros. A pediatra Aline Bispo foi uma das palestrantes. Na oportunidade, ela falou sobre os primeiros cuidados com o bebê. “Eu falo muito sobre expectativa e realidade. Então, esse segundo momento do curso já é a realidade, o momento de colocar em prática tudo que foi aprendido. Assim, essa segunda etapa do “Vem Neném” é para dar mais segurança mesmo para os pais e toda rede de apoio e ajudá-los a criar um ambiente saudável para que a criança possa se desenvolver bem”, declara a pediatra.

Quem aprovou a iniciativa foi Lyad Cohen. Ela participou do primeiro módulo do “Vem Neném”, quando estava grávida e, agora, com seu filho nos braços, participou da parte dois. “Eu achei muito prático e bastante interessante. Já tinha lido bastante sobre cuidados com o bebê, mas aqui no curso é diferente, a gente pode tirar dúvidas e esclarecer muitos pontos”, comenta a mamãe.

A mamãe Lyad Cohen gostou da experiência