Curso de inglês aplicado aos serviços turísticos é realizado pela Prefeitura em parceria com o Senac
Desenvolvimento Econômico
Postado em 13 de maio de 2026 as 08:30:29
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), está oferecendo um curso gratuito de Inglês Básico aplicado aos Serviços Turísticos. Realizada duas vezes por semana, das 19h às 22h, a formação ocorre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Com duração média de dois meses e metade da carga horária já cumprida, o curso visa o aperfeiçoamento das habilidades linguísticas no atendimento ao cliente com foco em participantes acima dos 16 anos e com formação a partir do ensino Fundamental Incompleto.
Segundo o gerente de turismo da SMDE, Luiz Ferraz, as 20 vagas foram rapidamente preenchidas por um público diverso, com profissionais que trabalham com turismo e outros que desejam se profissionalizar na área. “Os alunos têm demonstrado um ótimo desempenho nos estudos. E as pessoas já estão procurando mais, a gente percebe um crescimento e uma conscientização da necessidade da profissionalização na área do turismo”, relata Luiz.
Conhecimento que conecta
A professora de inglês Rebeca Silva do Nascimento Campos, que está ministrando as aulas, conta que a metodologia tem sido voltada para a comunicação com turistas. “São situações reais que quem trabalha na área do turismo pode encontrar, ou seja, recepcionistas, garçons, diversas profissões do turismo”, explica. A educadora destaca que as dinâmicas focam na ampliação do vocabulário dos alunos, com ensino de frases em inglês e a pronúncia.
O técnico em administração e autônomo, Rian Dutra Silva, soube do curso pelas redes sociais da Prefeitura, e se inscreveu rapidamente para não perder a oportunidade. “O primeiro passo é sempre um pouco mais difícil, mas com o tempo a gente vai se adaptando, afinal de contas, é uma nova língua, muito fora da nossa realidade”. Para Rian, a formação agrega ao currículo e ajuda positivamente na carreira.
- Rebeca Silva
- Rian Dutra
- Manoel Rodrigues
Guia de Ecoturismo, Manoel Rodrigues Rocha tomou conhecimento do curso por meio de amigos da área de atuação. Participante recorrente de eventos de turismo, ele afirma que está motivado com os estudos: “A ideia é a gente se habilitar e ter o mínimo de proficiência na língua para atender as pessoas que estão sempre circulando pelo Brasil e pelo mundo”.
As aulas tiveram início no dia 23 de abril e o término está previsto para o dia 6 de julho, totalizando uma carga horária de 60h. A expectativa é que novos cursos linguísticos sejam ofertados pela Prefeitura, devido à alta procura do público.












