Rita Garcez com os alunos do Curso de Competências Básicas do FNDE

Fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esse é o objetivo do curso de Competências Básicas oferecido pelo órgão.

O primeiro módulo do curso, desenvolvido por meio de uma plataforma virtual e em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, terminou nesta quinta-feira (14).

Para a ocasião, os alunos participaram de uma das aulas presenciais disponíveis em cada módulo. “Até o momento tivemos um curso riquíssimo”, declarou a professora Vânia Nunes, que completou: “as pessoas que estão participando desta formação verão o FNDE como um dos grandes parceiros dos municípios no que diz respeito à transferência de recursos”.

“Até o momento tivemos um curso riquíssimo”, declarou a professora Vânia

O curso faz parte do programa Formação pela Escola, que busca contribuir para a melhoria da qualidade da gestão escolar e para o fortalecimento do controle escolar dos recursos públicos destinados à educação. “Esse primeiro momento foi bastante satisfatório, pois percebemos o envolvimento e responsabilidade dos participantes”, avaliou a tutora do curso, Rita Garcez. A tutora ainda ressaltou a necessidade do acompanhamento das políticas públicas por parte da população. “Esse curso vem justamente com o intuito de fortalecer a sociedade para o acompanhamento e controle de recursos públicos”.

Quem também avaliou de modo positivo o primeiro módulo do curso ofertado pelo FNDE foi Valdice de Oliveira. Servidora Municipal e estudante de Pedagogia, Valdice acredita que as propostas de atividades apresentadas se tornaram espaços de aprendizado e debates sobre temas relevantes ligados a educação.

No próximo módulo, os alunos matriculados terão oportunidade de conhecer mais profundamente os mecanismos de controle social.

Valdice também avaliou positivamente a iniciativa