A Prefeitura de Vitória da Conquista continua recolhendo animais soltos nas vias públicas da cidade, com um caminhão projetado para essa finalidade. Após a apreensão, realizada com todo o cuidado, os animais são levados para o Curral Municipal, localizado a 12 km da zona urbana. O espaço é administrado pelo setor de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep). Atualmente, nove cavalos ocupam o local.

Durante a estadia no curral, os animais são alimentados e recebem cuidados veterinários, como exames periódicos, tratamentos e pequenos procedimentos cirúrgicos quando necessário. De acordo com o gerente municipal de Posturas, Joelson Moreira, assim que verificada a situação de abandono, por meio de rondas de equipes fiscais, o equino é levado ao local com um veículo apropriado.

Joelson Moreira

Após o resgate, o responsável pelo equino tem sete dias para se apresentar, caso contrário, no oitavo dia, o animal passa a compor uma lista de adoção para moradores da zona rural de Vitória da Conquista. Nos casos em que o proprietário requer o cavalo, é realizado o pagamento de multas e diárias para a retirada.

O Curral Municipal também recebe denúncia de residentes sobre equinos abandonados ou em condição de maus tratos, através dos (77) 3424-7009 e (77) 3424-7010.

Adoção – O morador da zona rural que tiver interesse na adoção desses animais pode se cadastrar na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, deixando nome, endereço e número de telefone. Quando houver algum disponível, o interessado é chamado para assinar um termo se responsabilizando pela tutela.

Reforma do espaço – Nos últimos meses, o Curral Municipal vem passando por uma grande reforma e ampliação, visando mais segurança e conforto tanto para os equinos quanto para os profissionais que atuam no espaço. As obras, que estão em fase final, contam com a construção de um brete compartimento onde o animal fica preso temporariamente para receber medicamentos, vacinas, realizar exames ou outros procedimentos veterinários.