Desenvolvimento Social
Postado em 26 de janeiro de 2024 as 12:58:28
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), proporcionou à população em situação de rua atendida pelo Centro Pop e pelas organizações da sociedade civil, Casa do Andarilho e Lar da Misericórdia, um passeio ao Planetário Professor Everardo Públio de Castro. A ação faz parte do Projeto Cultura Pop Rua que tem garantido o acesso à cultura, esporte e lazer para a população em situação de rua do município.
O projeto tem como um dos seus objetivos combater as desigualdades, ofertando atividades culturais e esportivas de forma integrada com serviços da assistência social, saúde e educação. A gerente de média complexidade da Proteção Social Especial, Valdineia Aragão, afirmou que o projeto tem beneficiado uma população que muitas vezes é excluída ou invisibilizada. “Agora, a população em situação de rua está sendo inserida nesses espaços culturais e de lazer para poder usufruir como toda a população. Esse é um direito de todo cidadão e estamos garantindo isso”, destacou.
- Valdineia Aragão
- Equipe da Semdes junto o grupo que participou da visita
O responsável pelo Centro Pop, Carlos Bleg, explicou que o planetário foi escolhido por ser um espaço educacional e de lazer que pode contribuir para o aprendizado dos usuários. “Temos trabalhado para garantir inclusão social e acesso igualitário a atividades culturais. Aqui no planetário, os usuários puderam ter uma experiência educativa e lúdica, estimulando o interesse pela astronomia e ciências”, afirmou.
M. C. está em situação de rua e tem sido atendida pelo Centro Pop, onde ela pode ter acesso à alimentação, lazer e serviços socioassistenciais. Durante a visita ao planetário, na última quarta-feira (24), ela relatou que o projeto tem beneficiado muitas pessoas, facilitando o acesso aos espaços culturais. “Achei o espaço lindo, espero poder vir aqui outras vezes. Esse projeto é muito bacana e a equipe do Centro Pop é muito boa, tenho participado de várias atividades”, disse.