A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), promoveu uma visita à Biblioteca Municipal para a população em situação de rua e para os usuários da Organização da Sociedade Civil (OSC) Casa do Andarilho, na última sexta-feira (19). O encontro na biblioteca faz parte das ações do projeto Cultura Pop Rua, que tem como objetivo garantir o acesso à cultura, esporte e lazer para a população em situação de rua do município de Vitória da Conquista.

Através do projeto, que se iniciou em dezembro de 2023, diversas ações já foram realizadas permitindo que a população em situação de rua tenha acesso a lazer e diversão. Em janeiro, a Prefeitura promoveu uma visita ao planetário e em fevereiro, uma confraternização de Carnaval no Centro Pop, unidade da assistência social de referência para a população em situação de rua. Como ação principal do mês de abril, a Prefeitura organizou uma visita à Biblioteca Municipal, permitindo que o grupo conhecesse o espaço e fortalecesse sua relação com a leitura e a arte.

Carlos

O técnico de referência do Centro Pop, Carlos Bleg, foi um dos responsáveis por organizar o passeio. Ele ressaltou como o projeto tem sido fundamental para que pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a população em situação de rua, possam superar preconceitos e restabelecer laços com a comunidade. “Essa iniciativa proporcionou não apenas acesso à cultura literária e à expressão artística, mas também momentos de convívio entre os usuários do Centro Pop e da Casa do Andarilho. Esse evento exemplifica o nosso compromisso em oferecer experiências enriquecedoras e inclusivas para a comunidade”, pontuou Carlos.

Atendido pelo Centro Pop, E. S., veio de Pernambuco para Vitória da Conquista. Ele participou do passeio e agradeceu a equipe do projeto e também do Centro Pop pelas oportunidades que tem acessado. “Aqui eu sou sempre muito bem recebido, a equipe é bem organizada. A biblioteca é realmente muito linda, cheio de livros para que a gente possa ler”, relatou. Já R. P., também atendido pelo Centro Pop, participou do passeio a convite da equipe. “Eu consegui um trabalho, saí do trabalho direto para cá. Sempre fui muito bem acolhido no Centro Pop, é um trabalho excelente”, afirmou.