Atletas se preparam para a tradicional Corrida da Cidade

A comemoração dos 172 anos de emancipação política de Vitória da Conquista começou cedo. Bem antes das 8h da manhã dessa sexta-feira, 9, a Praça Barão do Rio Branco já  se enchia de atletas e espectadores para a tradicional Corrida da Cidade. Pouco tempo depois, era a Praça Guadalajara, no bairro Recreio, que recebia os primeiros idosos que participaram da Caminhada da Terceira Idade.

Esse dois eventos esportivos, organizados pela Prefeitura Municipal, fazem parte todos os anos das comemorações do aniversário da cidade e demonstram que qualidade de vida, em qualquer idade, é prioridade no município. A estudante de Fisioterapia, Deane Cistina, participou da corrida pela primeira vez. “Não há outra atividade melhor para comemorar o aniversário da cidade. A Prefeitura deve sempre incentivar formas gratuitas de se exercitar, como é o caso dessa corrida”, ressaltou.

O percurso era de, aproximadamente, 7 km

Sirlane Oliveira

Sirlane Oliveira, que também participou da atividade, destacou os benefícios da corrida: “Como todo esporte, correr é bom para a saúde. A academia onde eu malho nos motivou a participar, tanto os jovens, quanto os idosos. Na comemoração do aniversário de Conquista, é importante, ao invés de ficar dormindo, dar uma corridinha. É interessante e é bem legal”. Os atletas da Corrida da Cidade percorreram as avenidas Rosa Cruz, Olivia Flores, Luís Eduardo e Juracy Magalhães. O primeiro colocado geral da prova foi Juscelino Oliveira Gonçalves que recebeu o prêmio pela segunda vez consecutiva.

Filarmônica Maestro Vasconcelos

Solenidade oficial– Perto das 10h, quando os últimos concluintes da prova retornavam à Praça Barão do Rio Branco, o prefeito em exercício, Ricardo Marques, ao lado do deputado estadual, José Raimundo Fontes, e do deputado federal, Waldenor Pereira, deram início ao ato simbólico de hasteamento das bandeiras de Vitória da Conquista, da Bahia e do Brasil, ao som do Hino à Conquista, executado pela Filarmônica Maestro Francisco Vasconcelos.

“O município não para e a população participa da democracia. Por isso, Vitória da Conquista é uma das cidades que mais crescem no Brasil, não apenas por causa das ações do Governo, mas das universidades, entidades não governamentais e toda a sociedade”, destacou o prefeito em exercício, Ricardo Marques, durante a celebração.

O prefeito em exercício, Ricardo Marques

O deputado estadual, José Raimundo Fontes, relembrou momentos da história da emancipação política de Vitoria da Conquista. “Vitória da Conquista continua sendo um grande centro de desenvolvimento. Essa cidade se projeta como uma das cidades mais desenvolvidas da Bahia e do nordeste, por isso são dignos de congratulação todos os que aqui nasceram ou escolheram a cidade para viver com suas famílias”, afirmou o deputado estadual.
O deputado federal, Waldenor Pereira, por sua vez, disse: “Vitória da Conquista é conhecida hoje como a capital do sudoeste e como o município de maior dinamismo econômico do Estado. Aqui, tem um povo que sabe o que quer e que tem construído essa cidade com determinação, carinho e firmeza”.

Lourdes Miranda

A celebração oficial foi marcada por demonstrações de cidadania e do orgulho de ser conquistense. “Eu não perco um aniversário de Conquista, porque é uma festa muito bonita, muito importante, de muito prestígio. Assisto todos os anos e, agora, trago minha bisneta pra me acompanhar para que, como filha de Conquista, ela também participe dessa festa. É um evento importante e deve ser prestigiado por todos os filhos de Conquista”, comentou a aposentada Lourdes Miranda, que chegou cedo para acompanhar a cerimônia.

 

Orquestra de Violões do Conservatório Municipal

Apresentações culturais – A solenidade também contou com apresentações musicais diversas. Além da Filarmônica Maestro Francisco Vasconcelos, que executou o primeiro “Parabéns pra Conquista”, marcaram presença a orquestra de violões do Conservatório Municipal de Música e os corais Canta Conquista, do Programa Vivendo a Terceira Idade e da Unimed.

Evandro Correia

A celebração teve ainda a participação especial de Evandro Correia, que homenageou a cidade com sua canção Gema. “Eu me sinto muito honrado em cantar nessa festa. Essa canção eu fiz para Conquista, eu a fiz para nós”, comentou o cantor e compositor conquistense que, a pedido do público, cantou ainda sua canção Menino da Vida.