Os papéis de cuidador e de beneficiário do Sistema Único de Assistência Social (Suas) se misturam no cotidiano de Vanei Júnior da Silva. Morador do loteamento Nova Cidade, ano passado ele recebeu a escritura definitiva do seu imóvel, e na condição de servidor municipal, trabalha, praticamente, desde a implantação do Cras 6, na recepção do órgão. Na manhã desta quarta-feira (29), ele e demais servidores e usuários, além de autoridades locais, comemoraram os 12 anos de funcionamento do Cras Nova Cidade.

“De 12 anos de fundação de Cras, há mais de 11 eu estou aqui, servindo a essa comunidade. E eu tenho comigo e sempre falo: nós não somos melhores do que as pessoas que estão sentadas em nossa frente e precisam do nosso atendimento. Trabalho na recepção, com honra, com dignidade, tentando fazer o máximo para atender melhor a nossa comunidade. Eu fico feliz em fazer parte do corpo de funcionários do Cras 6”, discorreu Júnior.

Ao falar como morador, Júnior citou a presença da prefeita Sheila e do ex-prefeito Murilo Mármore. “Olha como a história se cruza. Estamos com um propulsor aqui do bairro e estamos com alguém aqui que me deu o direito de ter meu documento hoje assinado na minha casa. Para nossa comunidade que não conhece, está aqui de fato as pessoas que um dia olharam pra gente”, disse.

A prefeita Sheila Lemos comentou sua alegria em ver uma equipe tão dedicada ao trabalho. “Quando Júnior fala que trabalha com muita dedicação e que essa é a missão de todos os servidores públicos, eu fico muito alegre, porque o que a gente quer desde o início é isso: pessoas cuidando de pessoas, porque não adianta a gente, como governo, ter a meta de aumentar o PIB do município, se não pensar nas pessoas. Não tem como, pois são as pessoas que fazem a diferença”, observou a gestora, que parabenizou a equipe.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou a importância da história. “Em 12 anos de Cras, muita gente passou por aqui para fazer gestão, para trabalhar como técnico, para ser atendido, e cada um deixou um pouco da sua história”, disse, citando as gerentes que passaram pelo Cras e elogiando o trabalho realizado atualmente pela gerência do Cras 6 e pelo Governo Municipal que aumentou o orçamento da Assistência Social, substancialmente, construindo a sede própria dos Cras Bruno Bacelar e Pedrinhas e investindo em formação do corpo técnico.

Todos essas melhorias são observadas pela gerente do Cras, Regina de Deus, que acrescentou: “Estou muito, muito feliz pelos nossos moradores também ser contemplados. Tá aí o asfalto chegando no Alto do Panorama, o loteamento todo iluminado, a gente tem a reforma do Posto de Saúde. Vitória da Conquista está mudando”, salientou.

Moradores celebram 12 anos do Cras

O violeiro Francisco Xavier homenageou Vitória da Conquista com seus versos cantados e o Grupo Musicalizando entoou o Hino a Conquista. Teve ainda apresentações de capoeira, do grupo “As Mulheres Poderosas”, exposição de fotos, mostrando a evolução do bairro, e um vídeo com os depoimentos de Murilo Mármore, que quando prefeito fundou o loteamento, e de umas das primeiras habitantes, Maria da Conceição Barros dos Santos.

“Foi uma festa maravilhosa e eu só tenho que agradecer por ter essa honra de ser convidado para participar aqui do aniversário do Cras e eu quero parabenizar toda a direção do Cras e também a Prefeitura de Vitória da Conquista”, disse Xavier.

Já a adolescente Isabela Almeida, que faz aula de violão, resumiu: “Ah, é muito bom, muito legal, porque a gente tá comemorando algo que a gente conquistou”. Além de cantar o Hino de Conquista, ela fez outra participação no evento.

Conceição também esteve na festa e afirmou que o Cras veio pra somar. “A gente vê o Cras como uma parceria forte aqui no bairro, que veio pra poder somar e ajudar realmente as famílias a buscar os seus direitos. Com certeza, tem ajudado muito a beneficiar as atividades do bairro”, opinou.