A creche conveniada Bela Vista realizou nesta sexta-feira (18), a 3ª edição da Mostra de Vivências Significativas. O evento aconteceu na própria sede da unidade e voltou a ser apresentado após dois de paralisação devido à pandemia da Covid-19. Durante a ação também foi realizada uma exposição sobre o Projeto Educação Alimentar Nutricional (Educan), lançado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), no dia 21 de julho deste ano (/smed-lanca-projeto-para-levar-conhecimento-da-alimentacao-saudavel-a-criancas-da-rede-municipal/).

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Valnice Barbosa Santos, a Mostra de Vivências significativas é o momento de se divulgar os trabalhos realizados pelas crianças. “Fazemos um planejamento semanal, e o que está aqui exposto é fruto deste planejamento. Trabalhamos muito com o brincar, com o lúdico seguindo os parâmetros do que é colocado pelas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho, que é a divulgação destas ações das vivências das crianças, está exposto para os pais e responsáveis visitarem e as crianças ficam encantadas com a exposição”.

Sobre o Educan, a coordenadora explica que desde a implementação há um roteiro de trabalho sendo executado toda semana com as crianças. “E isto vem trazendo uma conscientização das famílias em relação a esta alimentação saudável. No caso aqui da creche, as crianças se alimentam com o que é ofertado para elas aqui. Então não trazem merendas tipo salgadinho e bolacha recheada. E fazemos um trabalho para que elas sejam divulgadoras em casa junto aos pais”.

Para a Luciana Prates de Souza, mãe da aluna Isadora Prates de Almeida, a atividade feita pela unidade escolar foi muito inteligente. “A ideia é incentivar, conscientizar os pais a darem alimentos mais saudáveis aos filhos. Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabam dando muita besteira”. Afirmou que sua filha não faz acepção de frutas e verduras. “Ela gosta de melancia, maçã e uva. Gosta de alimentos saudáveis”.