O Dia 18 de Maio no Brasil é marcado por duas datas importantes: o Dia Nacional de Luta Antimanicomial e o Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Para chamar atenção para a data, em Vitória da Conquista, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou, na manhã desta terça-feira, 13, um pit stop na Avenida Siqueira Campos.

Rose Rigauldi

Na ocasião, foram distribuídos panfletos sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, para motoristas que trafegavam pelo local. Rose Rigauldi, que faz parte do Creas, destacou que os serviços oferecidos pelo Centro não se limitam em ofertar o atendimento psicossocial dentro da instituição, mas também em realizar esse tipo de trabalho de conscientização da comunidade. “Essa iniciativa é importante pois chama atenção da sociedade para esse problema e mostra que o cidadão pode denunciar a violência sexual contra crianças e adolescentes, além de conhecer um pouco mais dos nossos serviços que são realizados durante todo o ano”.

Sobre o Creas – Criado em 2008, a partir da ampliação do Programa Sentinela, o Creas presta serviço especializado às pessoas que vivenciam situações de ameaça ou violação de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual.