Wendell viveu nas ruas, mas recuperou a dignidade ao conhecer a equipe do serviço, que acompanha atualmente 160 pessoas

Wendell Lemos

Wendell Lemos é hoje um cidadão: tem endereço fixo, documentos novos e alguns bens básicos. No entanto, há pouco mais de um ano, a situação era totalmente inversa. Vencido pelo alcoolismo, Wendell deixou para trás a família e o trabalho como pintor. A vida estável deu lugar à inconstância característica das pessoas que vivem em situação de rua.

Wendell viveu assim cerca de um ano. Mas a situação começou a mudar quando ele entrou em contato com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social à População em Situação de Rua (Creas Pop), serviço pioneiro oferecido pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

Hoje, visitando diariamente a sede do serviço, Wendell sabe que, não fosse pelo comprometimento da equipe do Creas Pop, ele provavelmente ainda estaria nas ruas, exposto a incidentes que quase lhe tiraram a vida. “O pessoal do Creas Pop é muito atencioso. Trata muito bem a todos nós. Eles me ajudaram muito. Se não fosse por eles, eu ainda estaria na rua bebendo”, assegurou.

Resgate – O Creas Pop funciona por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e os governos estadual e federal. O serviço é composto de duas equipes de abordagem, cujo trabalho consiste em ir até as pessoas em situação de rua e providenciar-lhes algum meio de conseguir de volta sua cidadania. Assim como Wendell, outras pessoas também abandonaram a vida nas ruas. Atualmente, mais de 160 são acompanhadas pelo serviço.

Por meio de parcerias com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cursos profissionalizantes são oferecidos aos moradores de rua. Há várias opções: pintor, pedreiro, mecânico, eletricista, porteiro, corte e costura, recepcionista, cuidador de idosos, etc.

Sueli Braga

A coordenadora do Creas Pop Adulto, Sueli Braga, afirma que sua equipe tem diariamente uma difícil missão: “Além de resgatar a cidadania deles, nós também resgatamos a autoestima dos usuários”.

Planos – Quanto a Wendell, seus próximos planos incluem a volta aos estudos e uma reinserção no mercado de trabalho. A equipe do Creas Pop também está tentando localizar seus familiares, do quais ele se distanciou quando passou a viver nas ruas. De resto, ele já está ciente da nova responsabilidade que assumiu diante de seus antigos colegas de rua, a partir do momento em que se dispôs a mudar de vida: “Agora, eu sou um exemplo para eles”.

O Creas Pop Adulto funciona na Avenida João Pessoa, nº 433, Centro. O telefone para contato é (77) 3422-7246.