Nesse sábado, às 8h, eles farão um passeio pela Praça da Juventude

Para os adolescentes assistidos pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Creas Pop), o último domingo, 23, foi marcado pela interação com os familiares. Com direito a almoço coletivo, a programação caracterizou-se por buscar a concretização do principal propósito do serviço, que é executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: o fortalecimento dos vínculos afetivos familiares e comunitários do público atendido.

Além das confraternizações, o momento também permitiu o repasse de informações aos familiares dos educandos. A equipe do Creas Pop apresentou o cronograma de atividades previstas para 2014, que inclui desde ações artísticas e esportivas até o oferecimento de oficinas profissionalizantes aos educadores sociais. Estabeleceu-se, ainda, que novos encontros deverão ocorrer a cada dois meses. O próximo, portanto, será em maio, mês dedicado às mães.

“Nossa intenção é participar as famílias sobre as propostas de inserção pedagógica, para juntos criarmos uma cultura de responsabilidade social”, explica o psicólogo Ualy Castro, coordenador do Creas Pop – Criança e Adolescente. “Isso permite à família uma melhor percepção quanto ao seu papel na sociedade, e principalmente junto à educação dos filhos, na possibilidade de reintegração familiar”, acrescentou.

Passeio na Praça – Entre as atividades previstas no cronograma apresentado aos familiares, há uma que já será posta em prática neste sábado, 29, das 8h às 12h. Trata-se de uma visita à Praça da Juventude, na qual os educandos participarão de atividades esportivas e recreativas. “Nessa visita, queremos proporcionar a esses cidadãos um dia de lazer, descontração e interação. É mais um dos compromissos da agenda que assumimos com nossos educandos e seus familiares”, justifica Ualy.