“Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Sexual”. Este foi o tema de uma Sessão Técnica promovida nesta sexta-feira, 10, para os alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e na qual palestraram representantes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar de Vitória da Conquista.

Núcia Maria Brito, psicóloga do Creas Central

“Explicamos como é o funcionamento do Creas, como se trabalha na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Para os estudantes também é de grande valia, porque eles já ficam com uma base sabendo como é realizado esse trabalho. Esclarecemos também sobre a importância desse trabalho ser realizado em rede com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Conselho Tutelar, Justiça, Cras e Creas”, disse a psicóloga do Creas Central, Núcia Maria Brito. Para ela, esse evento foi deextrema importância, por ter sido uma oportunidade de apresentar os serviços, não só do Creas, mas de toda a rede socioassistencial.

Antônia Carlos Ferreira, conselheiro tutelar

O conselheiro tutelar Antônio Carlos Ferreira afirmou que todo evento que busca transmitir informação é sempre relevante e quando essa iniciativa é voltada para estudantes de Enfermagem que estão buscando se aprofundar na questão dos direitos da criança e do adolescente e da proteção integral, isso só vem a somar. “São profissionais que vão sair daqui e integrar o mercado de trabalho com esse conhecimento prévio, assim vão saber tomar as melhores atitudes”, garantiu o conselheiro.

Helca Franciolli Teixeira, professora do curso de Enfermagem

Segundo a professora do curso de Enfermagem, Helca Franciolli Teixeira, a Sessão Técnica é uma proposta do componente curricular de Estágio Supervisionado I, que é o estágio final dos alunos do curso na área da Atenção Básica. “Essa é uma proposta que vem acrescentar para os alunos no sentido de associar a prática das políticas públicas à atuação do enfermeiro ou qualquer outro profissional de saúde. Além dessa sessão, também já tivemos várias outras, como Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, por exemplo”, contou Helca.