“Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Sexual”. Este foi o tema de uma Sessão Técnica promovida nesta sexta-feira, 10, para os alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e na qual palestraram representantes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar de Vitória da Conquista.

Núcia Maria Brito, psicóloga do Creas Central

“Explicamos como é o funcionamento do Creas, como se trabalha na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Para os estudantes também é de grande valia, porque eles já ficam com uma base sabendo como é realizado esse trabalho. Esclarecemos também sobre a importância desse trabalho ser realizado em rede com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Conselho Tutelar, Justiça, Cras e Creas”, disse a psicóloga do Creas Central, Núcia Maria Brito. Para ela, esse evento foi de extrema importância, por ter sido uma oportunidade de apresentar os serviços, não só do Creas, mas de toda a rede socioassistencial.

Antônia Carlos Ferreira, conselheiro tutelar

O conselheiro tutelar Antônio Carlos Ferreira afirmou que todo evento que busca transmitir informação é sempre relevante e quando essa iniciativa é voltada para estudantes de Enfermagem que estão buscando se aprofundar na questão dos direitos da criança e do adolescente e da proteção integral, isso só vem a somar.  “São profissionais que vão sair daqui e integrar o mercado de trabalho com esse conhecimento prévio, assim vão saber tomar as melhores atitudes”, garantiu o conselheiro.

Helca Franciolli Teixeira, professora do curso de Enfermagem

Segundo a professora do curso de Enfermagem, Helca Franciolli Teixeira, a Sessão Técnica é uma proposta do componente curricular de Estágio Supervisionado I, que é o estágio final dos alunos do curso na área da Atenção Básica. “Essa é uma proposta que vem acrescentar para os alunos no sentido de associar a prática das políticas públicas à atuação do enfermeiro ou qualquer outro profissional de saúde. Além dessa sessão, também já tivemos várias outras, como Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, por exemplo”, contou Helca.