Jovens referenciados no Creas Central participam de oficina sobre o ingresso no mercado de trabalho

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Central promoveu, na última sexta-feira (16), uma roda de conversa voltada à orientação de jovens referenciados sobre o ingresso no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz. A atividade, realizada no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca), contou com a articulação do programa Acessuas Trabalho e do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).

Segundo a gerente do Creas Central, Gilmara Novais, a iniciativa teve como foco a preparação dos adolescentes para os desafios profissionais. “Foi um momento rico em informações onde os jovens e responsáveis familiares puderam tirar suas dúvidas e obter as informações necessárias para adentrarem no mundo do trabalho. Nosso objetivo é auxiliar os nossos usuários nessa trajetória a fim de garantir que eles estejam cientes das situações que irão vivenciar e estejam prontos para enfrentá-las de forma mais eficaz”, pontuou a gerente.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios para participação nos programas do Ciee, como a obrigatoriedade de estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino. Além disso, os jovens participaram de uma oficina prática sobre como se preparar para entrevistas de emprego e como preparar um currículo eficaz, ministrada pelo Acessuas Trabalho.

Para a assistente social do Ciee, Paola Rizzi, a roda de conversa também foi um momento de aproximação entre os jovens atendidos e a instituição. “É de grande importância a articulação de rede, e ficamos felizes por esta parceria ter sido realizada. A partir dela, nós conseguimos levar acesso às informações e conteúdos sobre o mundo do trabalho. Isso é fundamental para que adolescentes e jovens possam compreender e até mesmo se identificar com a oportunidade que almejam ingressar.