Desenvolvimento Social
Postado em 16 de agosto de 2022 as 19:18:09
Líderes comunitárias de distritos e povoados rurais participaram de uma roda de conversa sobre a importância de denunciar casos de violência doméstica contra mulheres. A atividade, realizada na manhã desta terça-feira (16), no Centro de Convivência, faz parte da campanha Agosto Lilás pelo fim da violência contra a mulher, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres.
Durante a atividade, as líderes apresentaram relatos de situações vividas em suas comunidades e receberam orientações sobre as formas de denunciar e ajudar as vítimas de violência. A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Dayane Andrade, explicou que o objetivo é fazer das participantes multiplicadoras dessas informações e lembrou que, além de ações destinadas às mulheres, a programação do Agosto Lilás conta com palestras para homens buscando desconstruir o preconceito e o machismo.
A titular da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (Deam), Gabriela Garrido, destacou que a violência doméstica fere os direitos humanos e que as mulheres precisam se conscientizar que ninguém merece viver nesse tipo de situação. A delegada também ressaltou a importância da parceria com a Ronda Maria da Penha e com a 92ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vitória da Conquista), unidade de patrulhamento rural da PM.
Uma das participantes da roda de conversa foi Renata Rodrigues, líder comunitária do distrito de Pradoso. Para ela, o encontro foi uma excelente oportunidade de receber informações que podem ser úteis para amenizar as situações de violência nas comunidades rurais. “Muitas vezes não nos sentimos tão assistidas e amparadas pelas políticas públicas, então toda essa informação é sempre muito bem-vinda e necessária para agirmos de forma sensata e corajosa”, disse.
A programação do Agosto Lilás segue nesta quarta-feira (17) com um encontro com as lavadeiras que trabalham na lavanderia pública do bairro Guarani. A ação será coordenada pelo Cras Pedrinhas.