Implantado em Vitória da Conquista desde julho de 2008, o Cras II – Vila América realiza nessa sexta-feira,19, na sede da unidade, a partir das 8h30, uma atividade comemorativa do aniversário de cinco anos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na comunidade.

Durante todo o dia do evento, serão realizadas atividades culturais com apresentações de artistas locais, exposição dos serviços do Cras, da rede socioassistencial, aferição de pressão arterial e glicemia e disponibilização de brinquedos para as crianças.

Segundo a coordenadora do Cras II, Sumara Alecrim, foram cadastradas na unidade mais de 2 mil famílias, oferecendo os serviços de acolhimento, acompanhamento familiar, visitas domiciliares, encaminhamento das famílias para cursos e capacitações de iniciação produtiva e para a rede de serviços socioassistenciais. A unidade oferece políticas de inserção das famílias do Cras em grupos de convivência e fortalecimento de vínculos para mulheres, idosos, adultos, crianças, além do Projeto Cine Cras, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

São oferecidos ainda os serviços do Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos (antigo Peti) e de 15 a 17 referente ao programa Projovem Adolescente.

A unidade atende em média 360 famílias por mês e está localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, S/N, bairro Vila América. Além do Vila América, o Cras II abrange as áreas do Conjunto Habitacional Conquista VI, Loteamento Morada Real, Loteamento Renato Magalhães, Loteamento Morada dos Pássaros, Loteamento Jardim Guanabara e Vila Elisa.

Além da coordenadora, a unidade conta com equipe técnica composta por duas psicólogas e duas assistentes sociais, uma auxiliar administrativo, um segurança patrimonial, uma auxiliar de serviços gerais e atende das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Casa das Famílias – A população de Vitória da Conquista dispõe hoje de oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados no Bruno Bacelar, Vila América, Pedrinhas, Jardim Valéria, Centro, Nova Cidade e ainda nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Miro Cairo, que terão suas unidades-sedes entregues nesta semana.

Conhecido como “Casa das Famílias”, o Cras é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e atende as famílias expostas a algum tipo de violação dos seus direitos, à discriminação de gênero, sexo, orientação sexual, etnia, entre outros, visando à orientação e ao fortalecimento do convívio sociofamiliar.