Desenvolvimento Social
Postado em 3 de dezembro de 2012 as 03:10:57 e atualizado em 10 de dezembro de 2012 as 03:11:17
O Centro de Referência de Assistência Social/Cras do bairro Vila América, em parceria com o Grupo de Capoeira Pavão Dourado, promoveu, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o V Encontro Baiano de Capoeira de Vitória da Conquista.
A programação teve início com rodas de capoeira e palestra da coordenadora do Cras Vila América, Sumara Barbosa Alecrim. A programação do evento conta com rodas de capoeira, apresentações culturais e oficinas de capoeira ministradas por mestres de outras localidades.
Mais de 100 capoeiristas de pelo menos 10 municípios da Bahia marcaram presença no encontro, entre eles 15 jovens que participam das atividades socioeducativas do Cras. Segundo o educador social do Cras, Josué dos Santos, o objetivo do encontro foi promover a integração e a troca de experiências entre capoeiristas de diferentes municípios.
Para a jovem Alessandra Oliveira, 18, que participa das atividades no Cras, a capoeira já é parte de sua vida. “A capoeira é uma cultura na vida da gente. Muitas pessoas de fora participaram desse encontro, a gente aprendeu muito com o pessoal, interagiu, é só alegria”, disse.
CRAS– Instalado em oito bairros de Vitória da Conquista, o CRAS oferece serviços socioassistenciais, encaminhando a população para a rede de proteção social local e para acesso a outros serviços e programas públicos, de acordo com a necessidade. Acrescentando às comunidades o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário, por meio de palestras e campanhas socioeducativas, promovendo a articulação e o fortalecimento de grupos sociais.