Para celebrar os 11 anos, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedrinhas realizou um encontro online. A atividade aconteceu na tarde desta quarta-feira (15) e contou com a presença da equipe e pessoas atendidas pelo serviço, além de ex-funcionários e membros da comunidade.

Na ocasião, usuários do Cras falaram sobre suas experiências com os serviços. “Estou com muitas saudades dos encontros presenciais, um tempo gostoso onde tive a oportunidade de fazer muitos amigos”, disse Larissa Vitória, atendida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A sua mãe, Vanusa Souza, completou: “Minhas palavras se resumem em gratidão. Gratidão pelo cuidado e apoio que sempre tivemos”. Moradoras do Cruzeiro, elas participam também do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).

Mãe e filha são uma das 4.209 famílias atendidas pelo Cras III, que além do Pedrinhas e Cruzeiro, tem como área de abrangência Alto Maron, Centro, Petrópolis, Sumaré e São Vicente. Entre os serviços oferecidos estão: o PAIF, principal serviço do CRAS; o SCFV, ofertado a crianças a partir de 7 ano, adolescentes e idosos e o PIS – Programa Primeira Infância no SUAS – destinado a gestantes e crianças até 3 anos de idade ou crianças até 6 anos beneficiárias do BPC.

A gerente do Cras Cruzeiro/ Pedrinhas, Laís Pinheiro, lembrou que apesar da suspensão das atividades presenciais, o Cras segue atendendo a população. “Estamos na linha de frente trabalhando para garantir o atendimento das pessoas que procuram pelos nossos serviços. Desde o ano passado, por exemplo, há a oferta do Cadastro Único em nosso território para inclusão de famílias nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família”, ressaltou.

Durante esse mês, segundo Laís, outras ações em alusão à passagem de aniversário serão realizadas: “Amanhã pela manhã estaremos, no Instituto Social Padre Benedito Soares, realizando a inclusão de famílias acompanhadas pelo CRAS III com perfil na Tarifa Social da EMBASA. E nas duas próximas quartas-feiras teremos outras atividades”.