Cras Nossa Senhora Aparecida completa 12 anos de atuação

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nossa Senhora Aparecida celebrou, nessa quinta-feira (22), os 12 anos de implantação da unidade com uma festa realizada na Praça das Flores, localizada no bairro Lagoa das Flores. O evento reuniu trabalhadores da assistência social, lideranças comunitárias e usuários de todo o território de abrangência da unidade.

A programação contou com falas dos moradores, música ao vivo, apresentação musical e recital de cordel com o grupo de adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), apresentação de dança do grupo de mulheres do SCFV; além de uma área de lazer para crianças, com pipoca, algodão doce e brinquedo inflável. Tudo isso acompanhando uma decoração com temática junina, com direito a noivos de quadrilha.

Segundo a gerente do Cras Nossa Senhora Aparecida, Kelly Newton, essa celebração reforça o compromisso do Governo Municipal com a garantia de direitos nos territórios. “Estar aqui hoje comemorando 12 anos de atuação do Cras é, acima de tudo, reconhecer a importância da política de assistência social para a vida de tantas famílias. Esse aniversário é uma ocasião especial que marca não apenas o tempo de existência da unidade, mas também a trajetória de acolhimento, proteção e promoção da cidadania para as famílias em situação de vulnerabilidade”, ressaltou a gerente.

O Cras Nossa Senhora Aparecida foi o sétimo a ser construído em Vitória da Conquista. Além do bairro que originou seu nome, a unidade também atende moradores das seguintes localidades: Ibirapuera, Lagoa das Flores, Centro Industrial, Iracema, Periperi, Cedro, Chácara Guarani e Fazenda Paixão (Distrito Industrial).

Residente do bairro Lagoa das Flores, Juliana Pereira representou a comunidade na abertura do evento. Ela relatou que os moradores ficaram alegres com a realização da festa de aniversário do Cras no bairro. “Foi uma felicidade muito grande trazer esse ano essa festa linda para cá. Meu sonho é trazer uma base do Cras para mais perto da gente. A gente já conseguiu avançar, agora o Cras atende aqui duas vezes no mês, além do acompanhamento lá na sede. Para mim e para a minha comunidade isso é muito importante, porque aqui tem muita dificuldade de mobilidade para as famílias”, disse a usuária.

Ao se referenciar na unidade, os usuários têm acesso a uma variedade de serviços e programas voltados às pessoas e/ou famílias em situação de vulnerabilidade, a exemplo do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do SCFV, além de orientação para acesso a benefícios e programas sociais e encaminhamento para a rede socioassistencial.

A moradora da Chácara Mirassol, Maria do Livramento de Castro, frequenta o Cras desde 2020. Para ela, o funcionamento do serviço tem causado impacto positivo na comunidade. “O Cras é algo de grande relevância, principalmente para as famílias que precisam de apoio de instituições governamentais. Essa região é muito descoberta e, muitas vezes, a gente fica sem saber a quem recorrer. É nesse ponto que entra a importância do Cras porque nele a gente consegue fazer vários encaminhamentos para outras áreas além da assistência social”, afirmou dona Maria.