Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 8 de fevereiro de 2013 as 13:32:16
A atração se apresenta na segunda-feira, 11, às 15h
Durante a tarde da segunda-feira de carnaval, dia 11, as ruas centrais de Vitória da Conquista serão ocupadas por uma autêntica celebração do Movimento Negro. O carnaval de rua da cidade receberá o cortejo afro Omolu Asé, cuja concentração será em frente à Casa Memorial Régis Pacheco. Dali, o grupo descerá pela Praça Barão do Rio Branco, contornando o Monumento ao Índio e finalizando o percurso na Travessa Zulmiro Nunes.
Como atrações, o cortejo terá os grupos Marujada, especialista em percussão e samba reggae, e As Negras do Beco, de samba de roda. Ambos são formados por moradores do bairro Pedrinhas, um verdadeiro reduto de resistência da cultura negra em Vitória da Conquista. O movimento será composto, ainda, por grupos de capoeira, baianas de acarajé e representantes de terreiros e do movimento hip hop. O nome do cortejo, extraído do dialeto yoruba, significa “Força, Filho de Deus”.
Segundo o organizador do evento, PC Lima Santos, a iniciativa pretende contribuir para que os grupos afro possam se expressar com maior liberdade. “Queremos quebrar o conceito de gueto e botar todo mundo na rua”, explica Santos.
Bloco Curtaki – Além do cortejo Omolu Asé, o carnaval de rua de Vitória da Conquista terá o bloco carnavalesco Curtaki. Livre de cordas de isolamento e aberto ao público em geral, o Curtaki tem por finalidade resgatar o clima dos antigos carnavais da cidade. A preparação começa no sábado, 9, às 11h, com a lavagem da Alameda Ramiro Santos. O bloco estará nas ruas nos dias 10 e 12, sempre às 15h, com minitrio elétrico, banda Curtaki e o maestro Seca Gás, acompanhado de sua Banda de Sopro.
O percurso começa na Concha do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, segue pela Avenida Siqueira Campos, passa pela Travessa Zulmiro Nunes e finaliza na Praça Barão do Rio Branco. Tanto o bloco Curtaki quanto o cortejo Omolu Asé são iniciativas apoiadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.