Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 9 de novembro de 2013 as 20:20:03 e atualizado em 11 de novembro de 2013 as 12:14:19
Na tradicional competição, há lugar para atletas profissionais e ilustres amadores
Houve quem se surpreendesse quando os primeiros atletas cruzaram a linha de chegada da Corrida da Cidade, na Praça Barão do Rio Branco, por volta das 9 horas da manhã deste sábado, 9 de novembro, dia em que Vitória da Conquista comemora 173 anos de emancipação política. Não foi para menos: o primeiro colocado, Juscelino Oliveira, 22 anos, venceu os 8 quilômetros do percurso em pouco menos de 26 minutos, sagrando-se campeão pela terceira vez consecutiva.
“O percurso, por eu ser daqui de Vitória da Conquista, é melhor. Faço tudo pelo município”, disse o atleta, após chegar em primeiro lugar. O resultado se justifica, pois Juscelino vinha se submetendo a uma intensa rotina de treinamentos. Ele percorria cerca de 160 quilômetros por semana, na região da Serra do Marçal. “Meu objetivo, o ano todo, foi conseguir esta vitória. Como eu consegui, agora vou treinar para a São Silvestre”, contou o esportista, que, até três meses atrás, dividia-se entre os treinamentos e o trabalho como lavador de carros.
Campeã – Natural de Bom Jesus da Lapa, Tainara da Silva pratica atletismo há cerca de cinco anos. Já participou de competições em cidades como Salvador, Brasília e São Paulo, e acumulou mais de 60 medalhas. Em sua terceira participação na Corrida da Cidade de Vitória da Conquista, a atleta foi a vencedora na categoria feminina. Em 2012, ela já havia cruzado a linha de chegada em segundo lugar. “Pretendo sempre disputar e representar minha cidade”, informou Tainara, já com o troféu de campeã nas mãos. Quando retornar a Bom Jesus da Lapa, não haverá descanso, pois ela já tem planos definidos: “A próxima corrida será em Licínio de Almeida, no dia 14”.
Distração e boa forma – Mas nem só de atletas profissionais e campeões vive a Corrida da Cidade. Entre os mais de 200 inscritos para participar da competição, também há espaço para aqueles que pretendem apenas se distrair e manter a boa forma física, sem dedicar grande atenção a premiações. O pedreiro João da Silva, por exemplo, encaixa-se nessa categoria de atleta. Aos 60 anos, é capaz de percorrer 8 quilômetros em 38 minutos. Na corrida da cidade, seu objetivo foi completar todo o percurso em, no máximo, 40 minutos. “São cinco minutos por cada quilômetro. Estou tranquilo, vou correr descansado”, disse, antes da largada.
Ao cruzar a linha de chegada, o pedreiro-atleta atestou o cumprimento de sua meta: conseguiu cumprir a prova em 38 minutos. Afinal, não é à toa que ele treina corrida três vezes por semana, nas terças, quartas e domingos. Costuma correr no Recreio, bairro onde mora, até o Assentamento Santa Marta, que fica 6 quilômetros além da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Quando quer variar, percorre os quase 30 quilômetros que separam Vitória da Conquista do município vizinho de Barra do Choça. “A sensação é muito boa. Estou alegre, satisfeito, provei que estou com saúde mesmo. Estou aqui para correr”, orgulhou-se.
Comemoração em dose dupla – A Corrida da Cidade já é uma tradição para o militar da reserva José Eduard Padre. Ele é presença constante no evento, todos os anos, pelo simples fato de que faz aniversário no mesmo dia que Vitória da Conquista. Neste sábado, 9, Padre completou 64 anos. “É uma satisfação participar da corrida junto com os colegas”, assegurou.
Confira os premiados da Corrida da Cidade 2013:
Geral Masculino:
1º lugar: Juscelino Oliveira (Vitória da Conquista)
2º lugar: Natalino Alves (Vila do Café, distrito de Encruzilhada)
3º lugar: Roberto Tavares (Barra do Choça)
Geral Feminino:
1º lugar: Tainara da Silva (Bom Jesus da Lapa)
2º lugar: Leidiane Prates (Vitória da Conquista)
3º lugar: Eliene Soares (Itabuna)
Conquistenses – masculino:
1º lugar: Gilmar Sousa
2º lugar: Júlio Gonçalves
3º lugar: Jorge Paulo
Conquistenses – feminino:
1º lugar: Fernanda Silva
2º lugar: Lindóia Viana
3º lugar: Maria Helena Moreira