Servidores da Semdes, CadÚnico/Bolsa Família aproveitaram o momento para tirarem dúvidas

Com a situação de pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) decretada pela Organização Mundial e Saúde (OMS), a Prefeitura de Vitória da Conquista suspendeu o atendimento de vários serviços. Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), as unidades que continuam atendendo ao público estão recebendo orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para readequações do espaço e cuidados com os servidores.

Na tarde desta terça-feira (31), o médico infectologista da SMS, Augusto Nunes, esteve na sede da Semdes orientando quanto ao atendimento dos setores administrativos e em especial ao Cadastro Único (CadÚnico) e Bolsa Família. A conversa contou com a participação da equipe de atendimento e também com os usuários que buscavam o serviço naquele momento.

“Nosso objetivo neste momento é oferecer segurança no atendimento, tanto para os servidores que estão na linha de frente como também para os usuários que procuram nossas unidades. Estamos nessa ação articulada com a Secretaria de Saúde buscando viabilizar todas as orientações que evitem a propagação do vírus”, salientou o secretário interino de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

O médico Augusto Nunes orientou quanto à distância segura para o atendimento

Além de informar quanto aos cuidados para não se contaminarem com o vírus, Augusto Nunes também orientou quanto ao reordenamento do local, para evitar a aglomeração que possa permitir o contato mais próximo entre as pessoas.

“Para estes profissionais que ainda têm contato com a população, é preciso que seja garantido para eles o risco zero em relação à exposição. Então, a orientação é o distanciamento social no local de trabalho e o entendimento de que estas unidades não são lugares para atendimento de sintomáticos respiratórios, essas pessoas devem ser encaminhadas para as unidades de saúde”, esclareceu Augusto Nunes.

O técnico do Bolsa Família, Alberto Silva Lima, ouviu atentamente as orientações e considerou de suma importância a iniciativa da Semdes. “Como nosso setor atua diretamente com o público, essas informações trazem segurança não só para gente, mas também para quem a gente está atendendo” ressaltou Alberto.

Equipe da Unidade de Acolhimento ouviu atentamente as orientações

Outra unidade que foi visitada pelo infectologista foi a Unidade de Acolhimento de Criança e Adolescente, que também teve a sua equipe orientada para os cuidados necessários neste período. Para a assistente social da unidade, Jassira Sousa, o momento com o médico foi muito importante. “O cuidado que a Semdes teve em trazer um infectologista para nos dar as orientações corretas neste momento, foi bem importante” comentou Jassira.

A ação de orientação com o infectologista ocorrerá em todas as unidades de atendimento vinculadas à Semdes.