A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação dos Anos Finais do Núcleo Pedagógico, realizou, de 20 a 22 de maio, formação com os coordenadores pedagógicos dos anos finais. O evento, que está ocorrendo no Centro Universitário de Excelência, tem como objetivo trabalhar todos os dados referentes à aprovação e recuperação das aprendizagens e das avaliações externas.

A coordenadora geral dos Anos Finais do Núcleo Pedagógico, Solange Feliciano Pires, explica que esta formação segue uma perspectiva diferente. “Nós trabalhamos agrupando as escolas por pólos, juntando as que têm características semelhantes no que tange às necessidades de aprendizagem dos alunos, à quantidade de matriculados, e às características sociais desses estudantes”.

Coordenador formador em Língua Portuguesa, Lucas Tavares Rabelo disse que essa abordagem está instituído um sistema novo, que será o de escolas parceiras. Dessa forma, as escolas devem fazer um trabalho em conjunto para contextualizar suas realidades, identificando as ações que funcionam localmente e compartilhando com as parceiras. “Posteriormente, haverá uma formação de duplas em escolas, em que será proposto um planejamento pedagógico em conjunto, com foco no compartilhamento de práticas exitosas, nas dificuldades enfrentadas, com o intuito de uma escola fortalecer a outra. É importante fazer este trabalho de parceria, garantindo a equidade da aprendizagem em toda a rede”, contou Lucas.

Rosemary

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Mozart Tanajura, Rosemary Morais dos Santos, é fundamental participar da formação. “Nós precisamos desses momentos para troca de experiências. Percebemos, nesses momentos, que os problemas que nós passamos outras escolas também passam, e juntos achamos, muitas vezes, as respostas”. A coordenadora aproveitou para parabenizar o novo formato da ação. “É mais dinâmica, proveitosa. Temos menos momentos de grandes discussões que, às vezes, fogem do foco principal. Eu consigo ser mais ouvida e ouvir mais os meus colegas e assim, quem sabe, buscar respostas para os problemas que nós temos na escola”, completou.