ALER é apresentado aos coordenadores municipais

Criar condições que favoreçam o processo de alfabetização para alunos do 3º ano das escolas da Rede Municipal de Educação é o objetivo do projeto “Alfabetização, Letramento e Raciocínio (ALER)”. Idealizado pelo Núcleo de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação, o plano de ação foi apresentado aos coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I nesta sexta-feira (8).

“Trata-se de um projeto de intervenção pedagógica formulado após avaliação e diagnóstico do aprendizado de todos os alunos do 2º e 3º ano”, explicou a coordenadora do Núcleo de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação, Alexsandra Alves. A coordenadora lembrou ainda que a proposta metodológica começa a ser implantada nos próximos dias, com atividades lúdicas e sequências didáticas que priorizam o efetivo aprendizado dos 4.593 alunos, matriculados nas 196 turmas do 3º ano das escolas públicas municipais.

Norma Sueli avalia como positiva a iniciativa

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Erathóstenes Menezes, Norma Sueli Menezes, vê o projeto de modo positivo. “Ações como essa vêm para fortalecer o trabalho realizado em nossas escolas e contribuir para que juntos alcancemos o nosso objetivo, que é ter alunos que saibam ler, interpretar e tenham conhecimentos adequados ao final do 3° ano”, disse.

Na próxima semana, o projeto será apresentado a todos os professores das turmas de 3º ano. Os encontros acontecem na Faculdade Maurício de Nassau, no Centro de Formação Lions Clube e no Polo UAB de Vitória da Conquista.