Educação
Postado em 19 de julho de 2013 as 19:44:02 e atualizado em 22 de julho de 2013 as 09:33:15
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem reforçado cada vez mais os investimentos na educação do município. Prova disso é que nesta sexta-feira, 19, foi realizada a formação continuada para coordenadores e diretores escolares, visando oferecer um acompanhamento pedagógico presencial, para orientá-los sobre a utilização adequada da coleção Ler e Ser, que foi adquirida para as crianças da Educação Infantil, de 5 anos, e os alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Os professores participaram da primeira formação que aconteceu no final do ano passado.
A coleção Ler e Ser é composta por quatro livros que serão utilizados com as crianças da rede com o intuito de promover a leitura, a escrita e a compreensão do mundo a partir da coautoria e da ludicidade. Cada criança receberá uma coleção. “A proposta do material vai ao encontro do meu pensamento sobre a estimulação da leitura a partir da ludicidade. Nossos alunos vão aprender a ter um olhar diferenciado e ao mesmo tempo participar das histórias que estão lendo, por meio das ilustrações. Estamos diante do primeiro passo em busca do encantar dentro das nossas escolas”, disse a coordenadora da Educação Infantil, Alcina Lúcia Simões.
Para o secretário de Educação, Ricardo Marques, que fez questão de prestigiar o evento, o pedagógico é parte fundamental da rede. “Continuaremos a dar uma atenção especial à prática pedagógica porque é ela quem vai dar um resultado positivo lá na ponta. Espero que os alunos e os professores aproveitem esses materiais e que eles possam ajudar a melhorar a qualidade do ensino. Parabenizo também todos os educadores pelo trabalho que estão desenvolvendo nas escolas”, afirmou.
O artista-educador e mestre em Educação, José Carlos Rêgo, mais conhecido como Pinduca, foi um dos palestrantes da formação e enfatizou a importância da leitura e do papel dos professores. “Ler não é uma atividade passiva, pois, nossa cabeça está em constante atividade, e o leitor é construído em situações de aprendizagens que precisam ser agradáveis, porque ele é quem dará sentido às obras. Além disso, os professores precisam estar sensibilizados a essa ideia, para fortalecer a musculatura da imaginação das crianças”.
De acordo com os participantes, a proposta da coleção é interessante e vai ajudar muito as crianças. “Nossa proposta de trabalho prima pelo desenvolvimento humano e afetivo das crianças, e a coleção traz isso. Adorei as informações passadas e fiz questão de anotar tudo. Vou levar ótimas ideias para a creche. Fiquei muito feliz e encantada com os materiais”, disse a diretora da Creche Municipal Jardim Valéria, Edna Souto.
Maria Inês é diretora da Escola Municipal Bem Querer e disse estar satisfeita e emocionada com esse material na escola. “Quando o material foi apresentado ano passado, eu tive um sentimento de alegria. A coleção favorece a participação das crianças nas histórias e isso nos faz acreditar que vai beneficiar muito a aprendizagem de uma forma bastante divertida”.