A professora Ellen Vila Nova conversa com os alunos sobre as expectativas de cada um

Ao dar as boas-vindas aos alunos da oficina de teatro oferecida pela Coordenação Municipal da Juventude, iniciada na tarde desta segunda-feira (14) no auditório do Centro de Convivência do Idoso, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, relembrou o período em que, na juventude, atuou no teatro amador, em Salvador.

“O teatro foi importante na minha vida”, reconheceu o secretário, acrescentando que a experiência no universo teatral lhe forneceu conhecimentos que foram importantes em sua trajetória profissional. “Sobretudo, aprendi a respeitar as pessoas que pensam diferente de mim. Tudo isso eu devo ao teatro”, afirmou Ferreira.

O secretário Marcos Ferreira dá as boas-vindas aos alunos

Para a cuidadora de idosos Ariane Quessile, 25 anos, a expectativa ao iniciar a oficina também é de aprendizado. “É uma coisa que eu tinha vontade de fazer, só que nunca tive oportunidade. E meus amigos falam que eu sou muito palhaça. Então, acho que vai ser uma boa para mim”, diverte-se Ariane. Mas ela espera também que o aprendizado se reflita no aspecto profissional, como ocorreu com o secretário: “É uma ótima oportunidade para a gente agregar mais ao nosso currículo”.

Antes de se matricular na oficina de teatro, Ariane já havia concluído outras duas, também oferecidas pela Coordenação Municipal da Juventude: a de circo, que terminou em janeiro, e a de espanhol elementar, encerrada neste mês de março. Ela soube da existência dessas oportunidades por meio do site da Prefeitura Municipal. “Entrei no site para saber sobre outra coisa. Aí, eu vi a oficina e me inscrevi”, contou.

Ariane Quessile já fez oficinas de circo e de espanhol, e agora inicia a de teatro

Seriedade

Oferecida a 20 alunos, a oficina de teatro terá uma carga horária de 40 horas, prevista para ser concluída em junho. A atividade é ministrada pela professora Ellen Vila Nova, que, na primeira aula, conversou com os alunos sobre as expectativas em relação às próximas aulas. “Se vocês fizerem com seriedade, isso vai com certeza ajudar muito no futuro de vocês”, anunciou a professora.

Trata-se de uma das 14 previstas no convênio firmado entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Governo Federal, a fim de viabilizar a Estação da Juventude 2.0. Além das oficinas de circo, espanhol (básico e elementar) e fotografia, e da de teatro, que começou nesta segunda-feira (14), as próximas a serem iniciadas são as de grafite, beleza e estética negra e desenho.

Assim que as inscrições estiverem abertas, a Coordenação Municipal da Juventude informará através do site e das redes sociais da Prefeitura.