Desenvolvimento Econômico
Postado em 20 de agosto de 2013 as 19:45:52
Vitória da Conquista tem sido referência para outros municípios na implantação de políticas públicas para a juventude. Por isso, na manhã desta terça-feira, 20, a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação da Juventude, recebeu a visita de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) na sede da coordenação, localizada na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). O encontro teve o propósito de apresentar às organizações estudantis a estrutura da coordenação e as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para a juventude no município. Também estiveram presentes representantes da União de Estudantes da Bahia (UEB)
Na ocasião, o coordenador da Juventude, Rudival Maturano, falou sobre a importância desse encontro. “É importante a gente manter este contato, para que possamos desenvolver ações conjuntas com a UNE. Ficamos muito felizes com a presença deles”, disse. Rudival falou ainda da experiência do Festival da Juventude no município, já em sua segunda edição, e convidou as organizações estudantis para que contribuam com o evento nos próximos anos, com o conhecimento e tradição que possuem em eventos de grande porte.
No início da tarde, a comitiva visitou a Praça da Juventude – um equipamento público construído no entorno do Poço Escuro, com objetivo de ampliar espaços voltados para o lazer, a cultura e a prática de esportes em Vitória da Conquista. Para a construção da praça foram investidos R$ 1,19 milhão de recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I), com contrapartida da Prefeitura.
Segundo o vice-presidente da UNE, Mitã Chalfun, essa obra vai atender a demanda da juventude em Vitória da Conquista. “A Praça da Juventude está muito bonita. É uma obra que você percebe que foi feita com carinho, uma política pública para a juventude ocupar o espaço público, e ela necessita deste espaço para produzir cultura, arte e vida. E é importantíssimo os governos estarem atentos a isso. Essa obra vai servir para a juventude se colocar como parte do processo político da construção da cidade. É uma obra que nós da UNE ficamos muito felizes por ser colocada como prioridade”, analisou. O militante ainda elogiou o trabalho realizado pela Administração Municipal: “A Coordenação da Juventude está fazendo um trabalho muito bacana, de colocar as políticas de juventude no centro da Prefeitura”.
Ele e a diretora de Combate ao Racismo da UNE, Marcela Ribeiro, ainda participaram de uma reunião com o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DCE/Uesb), e à noite participam do debate com professores e estudantes da Universidade Federal da Bahia – campus Vitória da Conquista – sobre a Comissão da Verdade.